Política Titulo Reta final
Câmara de São Bernardo ‘esvaziada’ a quatro dias da eleição adia votações

Pautas importantes não foram votadas, como o pedido de impeachment e a revisão do Plano Diretor

Natasha Werneck
02/10/2024 | 22:54
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


A Câmara de São Bernardo adiou, pela segunda semana seguida, a votação do oitavo pedido de impeachment contra o prefeito Orlando Morando (PSDB). Faltando apenas quatro dias para o primeiro turno das eleições municipais, 27 dos 28 vereadores registraram presença na Casa, mas poucos estavam de fato no plenário ao longo da sessão ordinária. Além disso, também postergaram mais uma vez a votação de alterações no Plano Diretor da cidade, protocoladas no Legislativo em 29 de maio em nome do Executivo.

O texto do pedido de abertura da investigação contra o tucano foi protocolado na Casa em nome da moradora Fatima Damiana de Oliveira. A munícipe aponta “misoginia exercida enquanto forma de poder”, referente a um caso de 2021, quando o chefe do Paço chamou de “vaca” uma jovem que participou de uma festa clandestina às margens da Represa Billings, na região do Riacho Grande, em meio à pandemia.

Também adiado, o projeto de lei 52/2024 visa atualizar o Plano Diretor da cidade e alterar o ordenamento territorial de uma área florestal no bairro do Tatetos, no pós-Balsa. A mudança permitiria a ocupação urbana de vasta área florestal, que é destinada à preservação ambiental, abrindo espaço para a construção de galpões logísticos.

A base aliada ao prefeito Orlando Morando havia sinalizado anteriormente que o projeto passaria por uma nova análise após a manifestação do procurador Steven Shuniti Zwicker, do MPF (Ministério Público Federal), que solicitou a suspensão de sua tramitação. O órgão apontou inconstitucionalidade e informou aos vereadores que, se a medida fosse levada adiante, seria obrigado a ajuizar uma ação contra a mudança.

Desde então, os dois projetos têm travado a pauta na Câmara. Enquanto os vereadores não decidirem se acatam o pedido de impeachment e também as alterações no Plano Diretor, outras pautas não podem ser votadas em plenário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;