Quando estes versos, na voz de Moacyr Franco, invadiram as ondas da Rádio ABC, muita coisa começou a mudar na vida do paulistano Antonio Vieira Filho
É tão calma a noite
A noite é de nós dois
Ninguém amou assim
Nem há de amar depois...
“Suave é a noite” (“Tender is the night”), de Paul Francis Webster e Sammy Fain, versão de Nazareno De Brito.
Dois mil e quatro. Quando estes versos, na voz de Moacyr Franco, invadiram as ondas da Rádio ABC, muita coisa começou a mudar na vida do paulistano Antonio Vieira Filho.
Era noite de domingo, 22h. O programa que estreava, “A noite é nossa”, inspirava-se no sucesso de alguns anos antes. Ia ao ar em cadeia com a Rádio Atlântica, de Santos.
Na terceira audição, Rodrigo Rocha, diretor da ABC, chamava Vieira Filho em sua sala e propunha: “Você topa esticar o programa em mais uma hora, das 22h à meia-noite? Está sendo o maior sucesso”.
O novato apresentador aceitou na hora. Não parou mais. Nem na Covid-19 – quando comparecia todo paramentado ao estúdio. Vinte anos depois tem contabilizados: 1.036 programas, 14 mil CDs, 4.300 DVDs e 650 mil músicas catalogadas.
TRAJETÓRIA
Seus programas mudaram de horário umas quatro ou cinco vezes, sempre na Rádio ABC. Hoje, com o nome de “Super Sábado Show”, é apresentado semanalmente das 9h ao meio-dia, com ótimos índices de audiência.
Vieira Filho transformara-se numa estrela da constelação radiofônica do Grande ABC, com ouvintes em toda parte, até no exterior.
Qual o segredo? “Improviso o tempo todo, eu e os ouvintes; os ouvintes e eu”, responde Vieira Filho, que no sábado passado fez uma festa para celebrar seus 20 anos de Rádio ABC, no mês de setembro em que a emissora completa 70 anos no ar, a única das quatro pioneiras a manter-se geograficamente fiel ao Grande ABC – as Rádios Clube, Independência e Cacique tomaram outros caminhos.
UMA OUVINTE ESPECIAL
No sábado, 28 de setembro, 70 colegas e ouvintes dirigiram-se à Rádio ABC para cumprimentar Vieira Filho, entre os quais, Maria Verônica de Jesus, 94 anos, sua mãe querida. Estúdio, corredores e pátio externo congestionaram.
Claro, a emoção tomou conta, a tal ponto que, em determinado momento, o apresentador saiu do ar, substituído por uma seleção musical, a mesma dos primeiros programas, em 2004.
VIEIRA FILHO
Nascimento: bairro da Saúde, em São Paulo, 21 de março de 1957.
A mudança para a Vila Prudente quando ele tinha um ano – a chácara do pai, na Saúde, seria cortada pela Rodovia dos Imigrantes.
Atividade fora dos microfones: empresário.
Inspiração: Hélio Ribeiro e seu Poder da Mensagem.
Uma história: na sala de espera de um consultório médico, ouviu uma família comentando sobre o seu programa. As pessoas não sabiam que Vieira Filho era aquele moço atento às conversas ao lado. Não se apresentou. Engoliu as lágrimas. Falar o quê? Tudo valera a pena.
Crédito das fotos 1 e 2 – Álbum pessoal
VIEIRA FILHO E DIRCE BENDILATI. Sábado, 28 de outubro de 2024. Nos 20 anos de carreira do radialista, a presença da fã símbolo da ABC: sentadinha, parcialmente cortada, Dona Maria, mãe do apresentador
NO AR
RÁDIO ABC, ANO 70 (1954-2024)
Neste final de semana pela AM (1570) e FM 81,9:
Sucesso de todos os tempos. Produção e apresentação: Vicente de Paula. Hoje, sábado, das 17h às 19h.
Jeff Coração de Estudante. Produção e apresentação: José Eliodoro Filho. Hoje, sábado, das 19h às 20h.
Pancadão Sertanejo. Com Zé Raimundo, Adinel Ramos e Zé Viana. Amanhã, domingo, das 16h às 19h.
NOTA – Eleições e futebol adiam o programa “Memória” deste final de semana do jornalista Milton Parron, pela Band. Mas o mestre prossegue em suas pesquisas e logo teremos novidades.
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 5 de outubro de 1994 – Edição 8823
MANCHETE – Eleições 94, apurações: Celso e Duílio lideram proporcionais à Câmara Federal.
EDITORIAL – Lição complementar.
O eventual segundo turno em São Paulo proporcionará uma oportunidade única de discussão dos nossos problemas.
CULTURA & LAZER – O ator Luiz Gustavo estreava no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, a peça “Eu sou Beto Rockfeller”.
EM 5 DE OUTUBRO DE...
1904 – Governo do Estado de São Paulo estabelecia novas normas para a instrução pública, com dois destaques:
1 - Qualquer bairro ou ponto afastado terá sua escola, até então centralizada nas grandes cidades.
2 - O ensino será distribuído por quatro anos (curso primário).
À frente das mudanças, Dr. Cardoso de Almeida, secretário do Interior, baseado na lei estadual de número 930, de 13 de agosto de 1904.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de Goiás, hoje é o aniversário de Jandaia, Pilar de Goiás e Silvânia.
Em Alagoas, Estrela de Alagoas e Paripueira.
Em Tocantins, Juarina e Novo Alegre.
E mais: Canaã dos Carajás (PA), Itamaraju (BA) e Piranga (MG).
ESTADOS BRASILEIROS
Amapá, Roraima e Tocantins, criados pela Constituição de 1988, hoje comemoram suas elevações.
HOJE
Dia da Ave. Instituído pelo governo federal em 1968. Como símbolo, o sabiá
Dia do Boia Fria
Dia Internacional do Professor
Dia do Empreendedor. Lembra a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela lei 9.841, de 1999.
São Benedito
5 de outubro
(Itália, Sicília, 1526 – Palermo, 1589). Em todo o mundo sua festa é celebrada em 4 de abril, data da sua morte. No Brasil é celebrada desde 1983 em 5 de outubro.
Foto: Arquidiocese de São Paulo (divulgação)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.