Setecidades Titulo Memória
Super Sábado Show. Um programa de rádio. Vieira Filho... ...vinte anos no ar!

Quando estes versos, na voz de Moacyr Franco, invadiram as ondas da Rádio ABC, muita coisa começou a mudar na vida do paulistano Antonio Vieira Filho

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/10/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


É tão calma a noite

A noite é de nós dois

Ninguém amou assim

Nem há de amar depois...

“Suave é a noite” (“Tender is the night”), de Paul Francis Webster e Sammy Fain, versão de Nazareno De Brito.

Dois mil e quatro. Quando estes versos, na voz de Moacyr Franco, invadiram as ondas da Rádio ABC, muita coisa começou a mudar na vida do paulistano Antonio Vieira Filho.

Era noite de domingo, 22h. O programa que estreava, “A noite é nossa”, inspirava-se no sucesso de alguns anos antes. Ia ao ar em cadeia com a Rádio Atlântica, de Santos.

Na terceira audição, Rodrigo Rocha, diretor da ABC, chamava Vieira Filho em sua sala e propunha: “Você topa esticar o programa em mais uma hora, das 22h à meia-noite? Está sendo o maior sucesso”.

O novato apresentador aceitou na hora. Não parou mais. Nem na Covid-19 – quando comparecia todo paramentado ao estúdio. Vinte anos depois tem contabilizados: 1.036 programas, 14 mil CDs, 4.300 DVDs e 650 mil músicas catalogadas.

TRAJETÓRIA

Seus programas mudaram de horário umas quatro ou cinco vezes, sempre na Rádio ABC. Hoje, com o nome de “Super Sábado Show”, é apresentado semanalmente das 9h ao meio-dia, com ótimos índices de audiência. 

Vieira Filho transformara-se numa estrela da constelação radiofônica do Grande ABC, com ouvintes em toda parte, até no exterior.

Qual o segredo? “Improviso o tempo todo, eu e os ouvintes; os ouvintes e eu”, responde Vieira Filho, que no sábado passado fez uma festa para celebrar seus 20 anos de Rádio ABC, no mês de setembro em que a emissora completa 70 anos no ar, a única das quatro pioneiras a manter-se geograficamente fiel ao Grande ABC – as Rádios Clube, Independência e Cacique tomaram outros caminhos.

UMA OUVINTE ESPECIAL

No sábado, 28 de setembro, 70 colegas e ouvintes dirigiram-se à Rádio ABC para cumprimentar Vieira Filho, entre os quais, Maria Verônica de Jesus, 94 anos, sua mãe querida. Estúdio, corredores e pátio externo congestionaram.

Claro, a emoção tomou conta, a tal ponto que, em determinado momento, o apresentador saiu do ar, substituído por uma seleção musical, a mesma dos primeiros programas, em 2004.

VIEIRA FILHO

Nascimento: bairro da Saúde, em São Paulo, 21 de março de 1957.

A mudança para a Vila Prudente quando ele tinha um ano – a chácara do pai, na Saúde, seria cortada pela Rodovia dos Imigrantes.

Atividade fora dos microfones: empresário.

Inspiração: Hélio Ribeiro e seu Poder da Mensagem.

Uma história: na sala de espera de um consultório médico, ouviu uma família comentando sobre o seu programa. As pessoas não sabiam que Vieira Filho era aquele moço atento às conversas ao lado. Não se apresentou. Engoliu as lágrimas. Falar o quê? Tudo valera a pena.

 

Crédito das fotos 1 e 2 – Álbum pessoal

VIEIRA FILHO E DIRCE BENDILATI. Sábado, 28 de outubro de 2024. Nos 20 anos de carreira do radialista, a presença da fã símbolo da ABC: sentadinha, parcialmente cortada, Dona Maria, mãe do apresentador

NO AR

RÁDIO ABC, ANO 70 (1954-2024)

Neste final de semana pela AM (1570) e FM 81,9:

Sucesso de todos os tempos. Produção e apresentação: Vicente de Paula. Hoje, sábado, das 17h às 19h. 

Jeff Coração de Estudante. Produção e apresentação: José Eliodoro Filho. Hoje, sábado, das 19h às 20h.

Pancadão Sertanejo. Com Zé Raimundo, Adinel Ramos e Zé Viana. Amanhã, domingo, das 16h às 19h.

NOTA – Eleições e futebol adiam o programa “Memória” deste final de semana do jornalista Milton Parron, pela Band. Mas o mestre prossegue em suas pesquisas e logo teremos novidades.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 5 de outubro de 1994 – Edição 8823

MANCHETE – Eleições 94, apurações: Celso e Duílio lideram proporcionais à Câmara Federal.

EDITORIAL – Lição complementar.

O eventual segundo turno em São Paulo proporcionará uma oportunidade única de discussão dos nossos problemas.

CULTURA & LAZER – O ator Luiz Gustavo estreava no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, a peça “Eu sou Beto Rockfeller”.

EM 5 DE OUTUBRO DE...

1904 – Governo do Estado de São Paulo estabelecia novas normas para a instrução pública, com dois destaques:

1 - Qualquer bairro ou ponto afastado terá sua escola, até então centralizada nas grandes cidades.

2 - O ensino será distribuído por quatro anos (curso primário).

À frente das mudanças, Dr. Cardoso de Almeida, secretário do Interior, baseado na lei estadual de número 930, de 13 de agosto de 1904.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de Goiás, hoje é o aniversário de Jandaia, Pilar de Goiás e Silvânia.

Em Alagoas, Estrela de Alagoas e Paripueira.

Em Tocantins, Juarina e Novo Alegre.

E mais: Canaã dos Carajás (PA), Itamaraju (BA) e Piranga (MG).

ESTADOS BRASILEIROS

Amapá, Roraima e Tocantins, criados pela Constituição de 1988, hoje comemoram suas elevações.

HOJE

Dia da Ave. Instituído pelo governo federal em 1968. Como símbolo, o sabiá

Dia do Boia Fria

Dia Internacional do Professor

Dia do Empreendedor. Lembra a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela lei 9.841, de 1999.

São Benedito

5 de outubro

(Itália, Sicília, 1526 – Palermo, 1589). Em todo o mundo sua festa é celebrada em 4 de abril, data da sua morte. No Brasil é celebrada desde 1983 em 5 de outubro.

Foto: Arquidiocese de São Paulo (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;