Internacional Titulo
Sobe para 22 número de mortos em atentado na Arábia
Do Diário OnLine
Com AFP
30/05/2004 | 19:23
Compartilhar notícia


O número de mortos em uma série de ataques cometidos na cidade petroleira de Al Khobar, na Arábia Saudita, subiu para 22, segundo novo balanço divulgado neste domingo. Apenas um dos quatro terroristas responsáveis por um ataque a duas empresas petrolíferas e um condomínio de luxo foi preso – os outros três fugiram em um carro roubado.

A ação, reivindicada pela rede terrorista Al Qaeda , teve início por volta das 7h de sábado (horário local), quando o grupo atacou a tiros os empregados dos escritórios das companhias petroleiras Apicorp e Petroleum Center. Perseguidos por seguranças, os quatro atacaram a tiros um ônibus escolar, no qual morreu um menino egípcio, e seguiram para o complexo residencial O Oásis, onde moram executivos de várias empresas petroleiras.

O grupo pretendia invadir o complexo com um carro-bomba, mas foi impedido pelos seguranças do local. Apesar disso, os homens invadiram o local a tiros e tomaram c erca de 250 pessoas reféns, entre ocidentais, árabes e asiáticos. A situação só foi controlada quando forças especiais de segurança conseguiram invadir o complexo e prender o chefe do comando.

Entre os mortos estão um americano, um sueco, um italiano, um britânico, um sul-africano, oito indianos, dois cingaleses, três filipinos, um menino egípcio de dez anos e três sauditas. Algumas pessoas mantidas reféns no complexo informaram que algumas das vítimas foram mortas a sangue frio. No entanto, a informação não foi confirmada pelo ministério do Interior saudita.

Reação — Em Washington, o embaixador da Arábia Saudita nos EUA, príncipe Bandar ben Sultan, garantiu que sete reféns americanos foram libertados pelas forças de seu país. "Sete reféns foram resgatados. Dois estão feridos e cinco passam bem", contou o diplomata ao canal Fox, acrescentando que "todos (os seqüestradores) são membros da organização terrorista Al Qaeda".

Na entrevista, o embaixador saudita garantiu ainda que o ataque terrorista não fará o governo mudar sua promessa de incrementar a produção de petróleo. "A Arábia Saudita assumiu um compromisso com o mundo e nossos amigos nos Estados Unidos e o manteremos, sem importar quem o questiona, particularmente os terroristas", frisou o príncipe Bandar.

Os jornais britânicos deste domingo anunciam que o corpo de um cidadão desta nacionalidade, assassinado no ataque a uma residência para expatriados de Al-Khobar, foi arrastado pelas ruas da cidade, amarrado a um veículo. Segundo The Mail on Sundaye The Observer, este alto executivo de uma empresa petroleira britânica está, com certeza, entre as vítimas do ataque de vários homens armados contra o complexo Oásis.

De acordo com os dois jornais, que citam fontes das forças sauditas de segurança, seu corpo foi encontrado a mais de um quilômetro e meio de distância de sua casa, onde teria sido abatido na frente de seus colegas, e depois arrastado por um veículo. Segundo as testemunhas citadas pelo Observer, o cadáver do britânico foi jogado perto de uma ponte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;