Veterinária dá dicas de como proteger os peludos no tempo seco
ouça este conteúdo
|
readme
|
Na última semana, o clima no país entrou em alerta vermelho, com temperaturas cinco graus acima da média, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Este aumento no calor e a aridez do tempo podem causar diversos problemas de saúde, tanto para humanos quanto para animais de estimação. Kelly Maiara Lopes Carreiro, médica-veterinária da Special Dog Company, destaca a importância de monitorar atentamente as necessidades dos pets durante este período crítico.
A especialista alerta que o calor extremo e a baixa umidade podem afetar gravemente a saúde dos animais, resultando em desidratação, problemas respiratórios e alérgicos, além de ressecamento da pele, que pode levar a descamação e desconforto.
“A desidratação é particularmente preocupante, pois pode causar complicações graves se não for tratada de forma rápida e eficaz. Esses fatores podem comprometer seriamente o bem-estar dos pets e sua qualidade de vida”, diz a veterinária.
Entre os cuidados essenciais para os pets, Kelly ressalta algumas medidas, como aumento da hidratação, com diversas fontes de água pela casa e acréscimo de cubos de gelo para estimular a ingestão; manter os pets em locais frescos e sombreados, evitando o uso excessivo de ar-condicionado e ambientes secos com poeira e limpar diariamente ao redor dos olhos dos animais água ou solução fisiológica e dar banhos semanais.
RAÇAS
A médica-veterinária alerta ainda que raças com pelagem densa, como Husky Siberiano, Malamute do Alasca, São Bernardo, Terra Nova e Akita, que são adaptadas a climas frios, podem sofrer mais com o calor intenso. Esses pets podem apresentar falta de apetite e letargia devido ao calor extremo.
“A falta de apetite pode ser compensada com alimentos úmidos, completos e balanceados, que não só fornecem nutrientes necessários, mas também ajudam na hidratação se oferecidos na quantidade adequada”, conclui a especialista.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.