Entre as estratégias para driblar a concorrência e buscar atrair os clientes fiéis à cooperativa, que incluem política agressiva de preços, o grupo busca manter um alto nível de atendimento no setor de serviços. “A cooperativa hoje tem poucas opções, por isso fazemos questão de manter o atendimento direto, olho no olho com os consumidores, para servir de diferencial.”
Enquanto a Coop desperta maior atenção da rede, a chegada da bandeira Dia %, da rede francesa Carrefour, não deverá provocar mudanças na rotina das lojas do Pão de Açúcar. “Particularmente não considero a postura da rede uma realidade porque é menor, são lojas de 300 m², e comercializam menos itens”, disse Simões. Segundo o executivo, negócios em auto-serviços com as características do Dia % só funcionam quando o dono da companhia é atuante no dia-a-dia. “Como nossas lojas do Grande ABC carregam boa imagem tanto em preço como em atendimento e variedade de produtos, a nova bandeira do Carrefour não nos preocupa.”
O presidente da Coop, com sede em Santo André, Antonio José Monte, afirmou que a notícia sobre a visão do Grupo Pão de Açúcar quanto à Coop não o surpreende. “Sabemos que na região temos o marketshare mais importante, 36%. Isso devido à tradição da cooperativa, que tem 47 anos de fundação no Grande ABC.” Monte disse também que é importante ressaltar que a tradição da rede não está relacionada a tradicionalismo ou estagnação. “Entendemos que devemos sempre continuar cultivando a fidelidade dos cooperados.” Para tanto, a rede aposta em modificações da estrutura das lojas a fim de melhor atender aos consumidores.
Entre as políticas de planejamento da Coop, Monte aponta a modernização das lojas, melhoria na imagem institucional da rede, aumento do mix de produtos e atendimento “quase” familiar dos colaboradores em relação aos cooperados. “Este último, eu diria que é o caminho para o sucesso de uma rede de auto-serviços.”
Sobre a concorrência, a Coop mantém atenção voltada às empresas de médio e pequenos portes. “Elas têm estrutura fixa menor do que a nossa e, por isso, podem proporcionar ao cliente preços menores.” O segredo da Coop, na avaliação de seu presidente, está no fato de a rede ter uma estrutura refinada, o que garante gastos estruturais pequenos diante das grandes bandeiras como as do Grupo Pão de Açúcar.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.