CORREIO BRAZILIENSE
Preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias.
No Brasil, o Dia da Imprensa se comemorava, até 1999, no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte.
Em 1999, a comemoração do Dia da Imprensa mudou de data e passou a ser celebrado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa.
Fonte: ABI (Associação Brasileira de Imprensa).
Em 1979, o Dia da Imprensa era, ainda, celebrado em 10 de setembro, e Fausto Polesi, diretor de Redação e editor-chefe do Diário, foi convidado a proferir palestra no Lions São Bernardo, clube então ainda na ativa e sob a presidência de Moacir Donadelli.
O encontro foi realizado no São Bernardo Tênis Clube, em Vila Vivaldi. Disse mestre Fausto Polesi.
A imprensa é um mal necessário e um bem maldito, ao mesmo tempo sacrificada pela intolerância e incompreensão gerada, talvez, pela falta de uma amplitude na análise dos fatos por parte da sociedade.
Profissional de imprensa, como o sacerdócio, já nasce um jornalista inconformado com a natureza, daí sempre questionando os fatos.
O jornalista, após colocar suas ideias de forma pacifica, sempre recebe reações agressivas, física e moralmente, às suas ideias.
O Diário sempre foi contra os governos municipais, mas nunca criticou a pessoa do governante, e sim os atos perniciosos desses elementos que comprometem a comunidade.
Já fomos pichados de todas as formas na região, mas tem um detalhe a ser considerado: a linha do jornal até hoje não foi e nunca será alterada.
Os profissionais do Diário do Grande ABC têm sempre a preocupação em abordar os fatos atendendo aos interesses da comunidade e nunca a interesses pessoais.
A NOTÍCIA NA RUA
A grande obra de Fausto Polesi (1930-2011) está na coleção das páginas do Diário, desde o News Seller. Mas ele deixou também livros. Um deles, A Reportagem (1981), onde diz:
É na reportagem que o jornalista se realiza.
Para alguns profissionais, o trabalho interno numa redação, que não seja o de redigir a sua reportagem, é sufocante, e muitos não resistem por muito tempo à função de coordenadores, pois querem sair à rua, querem buscar a grande reportagem no contato com as pessoas.
E, realmente, é a reportagem de pesquisa que enaltece, denuncia, descobre heróis anônimos e heróis de “pés de barro”, o que dá ao jornalista a sensação do dever cumprido.
NO TRAÇO E NO NANQUIM
Noutro livro, “Na Toca da Onça” (Editora Soma, 1984), Fausto Polesi reúne crônicas que publicou no Diário com vários pseudônimos. O mais famoso: Roterdan Cravo.
Merecem destaques as ilustrações, de autoria de Euclides A. Rios.
NOTAS – O lançamento de “Na Toca da Onça” foi realizado na noite de 4 de maio de 1984 no bazar e livraria Emílio, à Rua Senador Flaquer, 487, em Santo André. Hoje o Bazar Emílio e a Editora Soma são saudades.
Crédito da foto 1 – Banco de Dados
Crédito da foto 2 – Euclides Rios
HERANÇA JORNALÍSTICA. Fausto Polesi na reunião do Lions São Bernardo em 1979 e nas ilustrações de Euclides Rios em 1984: os grandes furos jornalísticos surgem no caminho dos repórteres denodados, trabalhadores, incansáveis. A indolência e a indiferença nunca fizeram a grande reportagem
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 10 de setembro de 1994 – Edição 8802
MANCHETE – Empreiteiras cobram 2.573% a mais em obras públicas em São Bernardo.
SOCIAL – Avape (Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais) inaugurava unidade em Taubaté (SP). A entidade prestava serviços há 12 anos no Grande ABC.
CULTURA & LAZER – Ignácio de Loyola Brandão mostrava seu novo livro em Santo André: “O Engraxate Noturno”.
ACISBEC, ANO 50 – Um desfile de carros antigos iria anunciar a abertura da 1ª Exposição Industrial, Comercial, Agrícola e Cultural da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).
A mostra, na Vera Cruz, teria 122 estandes e prosseguiria de 17 a 25 (de setembro de 1994).
EM 10 DE SETEMBRO DE...
1969 - Começava a ocupação do Paço Municipal de São Bernardo, sem qualquer solenidade ou placa de inauguração. Coisas da política local.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Sud Menucci. Emancipou-se de Pereira Barreto em 1959. O nome homenageia o professor paulista Sud Menucci (1892-1948).
Pelo Brasil: Areado, Capelinha e Nova Resende (MG), Imbuia (SC), Mamboré e Santa Mônica (PR) e São José do Ouro, Tucunduva e Tuparendi (RS).
HOJE
Dia Mundial de Prevenção do Suicídio
Dia da Luta Contra a Gordofobia.
São Nicolau de Tolentino
10 de setembro
Protetor das almas do purgatório. Pertenceu à Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho e faleceu na Itália em 1305.
Ilustração: Canção Nova (divulgação)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.