Internacional Titulo
Nos últimos 15 anos, cerca de 12 seqüestros a ônibus foram registrados
Da AFP
15/12/2004 | 18:33
Compartilhar notícia


O seqüestro de ônibus não é uma atividade nova. Nos últimos 15 anos, cerca de 12 casos foram registrados pelo mundo. A Alemanha e a Grécia são os principais alvos. Os albaneses são responsáveis pela maioria dos seqüestros no território grego.

16 de agosto de 1988: Alemanha - Dois assaltantes de banco da cidade de Gladbeck (oeste do país) seqüestraram um ônibus, mataram um passageiro italiano de 15 anos e fugiram para a Holanda, onde um policial foi morto durante a perseguição. Em troca da libertação de 23 dos 25 reféns, a polícia ofereceu um carro para que os bandidos regressassem à Alemanha. Três dias depois, uma refém morre durante a ação policial.

28 de julho de 1995: Alemanha - Um israelense armado tomou como reféns 26 passageiros de um ônibus em Colônia, oeste. Ele matou o motorista e uma passageira, feriu um policial e outro passageiro. O seqüestrador se suicidou durante a ação da polícia.

6 de janeiro de 1998: Alemanha - Dois homens seqüestram um ônibus em Bonn (oeste) com três passageiros a bordo. Eles exigiram 500 mil marcos (250 mil euros) e um avião para viajar ao Brasil. Eles foram detidos pela polícia em Dusseldorf, a cerca de 50 km de Bonn.

28 de maio de 1999: Grécia - Um albanês tomou como reféns o motorista e oito passageiros gregos de um ônibus em Sholari, 25 km ao este de Salônica, norte, e foi para a Albânia. O seqüestrador e um passageiro morreram na ação da polícia albanesa, perto de Tirana.

14 de julho de 1999: Grécia - Um albanês seqüestrou um ônibus no norte da Grécia para ir a Albânia e acabou morto pela polícia grega.

4 de maio de 2000: Japão - Um jovem de 17 anos armado com uma faca se apoderou de um ônibus durante 15 horas na periferia de Hiroshima. Ele apunhalou uma passageira e feriu outros cinco.

12 de junho de 2000: Brasil - O seqüestro do ônibus na zona do sul do Rio de janeiro é transmitido ao vivo pela televisão durante mais de quatro horas, terminando com a morte de uma passageira e do seqüestrador depois da intervenção da polícia.

4 de novembro de 2000: Grécia - 35 pessoas, entre elas 33 turistas japoneses, são tomadas como reféns no noroeste do Peloponeso por um homem armado que havia acabado de matar dois de seus parentes. Algumas horas mais tarde os reféns são liberados pelo seqüestrador, que se matou.

31 de julho de 2001: Rússia - Cerca de 40 pessoas são seqüestradas num ônibus perto de Mineralnye Vody, sudoeste por um grupo que exige a libertação de rebeldes chechenos. Os reféns são liberados depois de uma ação militar que mata um dos seqüestradores.

11 de abril de 2003: Alemanha - Depois de um assalto em Berlim, um dos ladrões seqüestrou um ônibus com 20 passageiros. Eles foram liberados pela polícia cinco horas mais tarde. Só o seqüestrador ficou ferido.

25 de abril de 2003: Alemanha - Um libanês de 17 anos que exigia a libertação do iemenita Ramzi bin Al-Shaiba, suposto coordenador dos atentados do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos e detido neste país, seqüestrou durante sete horas um ônibus em Bremen, norte, antes de se render. Os 16 reféns não se feriram.

15 de dezembro de 2004: Grécia - Dois homens armados - supostamente albaneses - seqüestraram um ônibus perto de Atenas e exigiam um avião para viajar à Rússia e, segundo uma emissora de rádio, um milhão de euros. Eles liberaram alguns dos 25 reféns e o motorista conseguiu escapar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;