Cultura & Lazer Titulo Paranapiacaba
Festival de Fotografia será realizado no Cine Lyra

Programação inclui 20 projeções audiovisuais e exposições, a partir de amanhã até domingo

Da Redação
03/09/2024 | 20:52
Compartilhar notícia
FOTO: Julia Germain/Divulgação

ouça este conteúdo

A sétima edição do Festival de Fotografia de Paranapiacaba está programada para ocorrer entre amanhã e domingo (8), nas dependências do Cine Lyra, reinaugurado em julho deste ano, em Santo André. Com direção do curador João Kucsár, o evento terá participação de 14 expositores fotográficos, transformando a vila inglesa em um museu a céu aberto.

Neste ano, a novidade será a inclusão de 20 projeções audiovisuais em parceria com a Secretaria de Cultura de Santo André. Cinco programas da Casa do Olhar Luiz Sacilotto foram selecionados: 1 - Peixes, Bufalas & Urubus (5 minutos), de Malu Teodoro, de Porto Velho/RO; 2 - Ensaio sobre branquitude (3 minutos) e Ficamos por aqui (27 minutos), de Joana Waldorf, do Rio de Janeiro; 3 - Trenodia para as vítimas do imperativo (20 minutos), de Henrique Vaz, de São Paulo; 4 - O peso da Terra (16 minutos), de Alexandre Silveira, de Campinas; 5 - Janelas (24 minutos), de Alan Oju, de Santo André.

Assim como na edição passada, o evento se destaca com uma programação multicultural, que inclui diversas atividades, entre exposições, lançamentos de livros, mostra de filmes, projeções noturnas, expedições fotográficas, oficinas e palestras. 

A programação contempla pessoas de todas as faixas etárias. Jovens interessados em tecnologia poderão aprender técnicas de estúdio fotográfico e câmera escura. Além disso, mais de 20 fotolivros serão lançados no sábado (7), das 16h às 18h. 

Reforçando o compromisso pela sustentabilidade, pela quarta vez consecutiva haverá compensação de carbono através do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.

O Festival de Fotografia trará também fotógrafos consagrados como Julia Germain com Sala de Aula, Eustáquio Neves e uma reflexão sobre o racismo, Mandy Barker e o Oceano Alterado, e Ana Carolina Fernandes com Os veios abertos da Baía de Guanabara.

A programação completa pode ser acessada no site https://www.ffparanapiacaba.com.br/, no Facebook (ffparanapiacaba) e no Instagram (@ffparanapiacaba). Um dos patrocínios ficou pela Unipar, do setor químico e petroquímico local. 

NO MUNICIPAL

Nesta quarta-feira (4), o Teatro Municipal de Santo André Maestro Flavio Florence recebe o espetáculo Quilombo MemÓRIa, em apresentação gratuita, às 20h. O espetáculo, de autoria de André Santos, estreou em 2023 e rendeu a seu autor uma indicação ao prêmio Shell na categoria Melhor Dramaturgia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;