Cultura & Lazer Titulo
Primeira impressão - Internet: forma de não viver?
Especial para o Diário
18/08/2006 | 10:01
Compartilhar notícia


‘Será que essa rede que liga pessoas de todo o mundo em um universo paralelo de comunicação instantânea simboliza apenas a conhecida globalização? Qual será o significado dessa linha de ligação imaginária na vida da geração do futuro? No Brasil, ela apresentou aos jovens uma nova forma de relacionamento interpessoal e notável mudança de comportamento.

Hoje, atividades como rodar pião, soltar pipa, pular amarelinha ou desenhar manualmente se tornaram coisas remotas, da época dos avós. Amizades reais, de contato corpóreo, com abraços e conversa ao vivo também já não trazem o ápice da alegria. Noites de sono perdidas em chats e navegações por sites de relacionamento fazem parte da rotina do adolescente brasileiro.

Quem iria querer dormir quando um mundo de novidades está à espera? As sensações proporcionadas por uma madrugada diante do PC não podem fazer com que a realidade pareça sem graça. Os benefícios da internet são indiscutíveis, porém é inegável que há um problema explícito. O isolamento infanto-juvenil traz consigo fatores prejudiciais ao desenvolvimento da vida social.

Pode parecer que não, mas ainda é gostoso receber um abraço apertado, ver a risada dos amigos de um ângulo diferente do que o monitor do PC mostra e ouvir vozes sem aquele eco que a caixa de som proporciona. O vício nos toma como um vírus toma o hardware.’

Priscila Dias de Souza, 18 anos, moradora de Mauá.

Os textos devem ser dirigidos à coluna Jovem – r. Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André. CEP 09090-900 – e conter nome completo, idade, profissão, cidade de origem e telefone para contato. E-mails (para jovem@dgabc.com.br) devem seguir a mesma regra. Não serão publicados textos com ofensas pessoais e os autores são responsáveis pelo conteúdo. O Diário se reserva o direito de publicar somente trechos dos textos. Tel.: 4435-8351 (com Dojival Filho).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;