Esportes Titulo Da região para Europa

Cria do Ramalhão se torna pilar do atual campeão dinamarquês

Paulinho foi revelado na base do Santo André e estava no grupo campeão da Copa Paulista, em 2014, e da Série A-2, em 2016

Ryan Leme
Especial para o Diário
02/09/2024 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação
Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Revelado na base do Santo André, o lateral-esquerdo Paulinho joga no Midtjylland, da Dinamarca, há seis anos, e se tornou um dos pilares da equipe. Na última temporada europeia, o atleta ajudou o clube na conquista do campeonato nacional após quatro anos. A campanha foi emocionante, e terminou com a vantagem de apenas um ponto para o segundo colocado.

No Ramalhão, Paulinho defendeu o time principal. Fez parte do elenco que conquistou a Copa Paulista de 2014 e o Paulista da Série A-2 em 2016. A passagem pelo Santo André é vista por ele como fundamental na carreira. “Tem uma parcela especial na minha. Foi onde eu me desenvolvi como atleta. É um período que levo com carinho. Fiz a transição da base para o profissional”, relata o lateral. No Brasil, o defensor se destacou no Bahia, em 2018, antes de embarcar para a Europa.

Apesar do futebol dinamarquês não figurar entre os grandes centros da Europa, o jogador encarou a ida ao Midtjylland como uma boa oportunidade. “Eu desejava muito jogar na Europa. Chegar na Dinamarca foi uma chance que eu tive que agarrar, então fui sem pensar. O começo foi difícil, por causa do clima mais frio”, diz. Paulinho revela que chegou ao clube sem falar a língua local, mas nos primeiros meses focou em aprender inglês, idioma no qual jogadores e comissão se comunicam.

DGABC

Desde 2019, o lateral ganhou espaço no clube e, na temporada passada, se tornou bicampeão dinamarquês. O jogador não entrou em campo em apenas dois dos 22 jogos da liga nacional, e com cinco participações em gols, ajudou o Midtjylland a conquistar a taça, com 48 pontos, somente um a mais que o vice, Brøndby. Além da liga, o clube ergueu o troféu da Copa da Dinamarca, em 2022.

Com contrato até 2026, o atleta criou laços com a agremiação, e não se vê atuando por outra no momento. “Joguei em todos os torneios europeus possíveis, então o foco é poder brigar por mais títulos e continuar com uma trajetória vitoriosa”, explica Paulinho.

O defensor teve a oportunidade de defender o Midtjylland na Liga dos Campeões, na fase de grupos da temporada 2020/21, quando encarou Liverpool (Inglaterra), Atalanta (Itália) e Ajax (Holanda). “A sensação de entrar em campo neste torneio é especial. É a maior competição de clubes do mundo. Um campeonato que eu costumava, quando criança, assistir depois da escola com meu irmão”, diz. Nos confrontos contra os ingleses, Paulinho ficou frente a frente com a estrela egípcia Mohamed Salah.

Nesta temporada, o Midtjylland chegou à última classificatória para a fase de liga da competição, mas bateu na trave, na derrota por 3 a 2 contra o Slovan Bratislava, da Eslováquia, na última quarta-feira (28). Um dos motivos para o revés pode ser a contusão que tirou Paulinho do jogo. Lesionado logo no primeira partida da temporada, em julho, ele passou por uma cirurgia no joelho esquerdo, e ficou de fora dos playoffs para a Liga dos Campeões.

“Não foi algo grave, mas a operação precisava ser feita. Espero voltar 100% e ter uma uma temporada vitoriosa novamente”, afirma o defensor. A expectativa é que o atleta retorne a campo após a próxima data Fifa, nos dias 5 e 10 deste mês.

Além do ex-andreense, o elenco do Midtjylland tem o brasileiro Juninho na zaga. O jogador teve passagens pelo Palmeiras. O atacante Marrony, ex-Atlético-MG e Vasco, também integra o grupo brasileiro no país escandinavo. De acordo com Paulinho, a relação entre brasileiros é essencial. “Passamos tempo juntos sempre que podemos, seja para almoçar ou fazer um churrasco nas folgas. É algo que ajuda a não sentir tanta saudade de casa”, conta.

No atual campeonato dinamarquês, a Superliga, o time é o segundo colocado, com 14 pontos, apenas um atrás do Silkeborg. Um indicativo de que Paulinho viverá novamente uma temporada cheia de emoções, a exemplo do que foi a última temporada nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;