Economia Titulo
Reservas de petróleo dos EUA reduzirá riscos, diz Summers
Do Diário do Grande ABC
25/09/2000 | 17:23
Compartilhar notícia


O secretário americano do Tesouro, Lawrence Summers, afirmou nesta segunda-feira que a decisao do governo dos Estados Unidos de usar 30 milhoes de barris de petróleo das reservas estratégicas reduzirá a instabilidade do mercado.

"Nao estou em posiçao de fazer previsoes sobre o mercado de petróleo, mas certamente os riscos serao atenuados com esta medida", disse Summers em entrevista à CNN em Praga.

Há informaçoes de que Summers assinou um memorando, em 13 de setembro, expressando oposiçao ao recurso à Reserva Estratégica de Petróleo (SPR).

Ouvido sobre esse ponto, Summers disse que "a situaçao evoluiu bastante nos últimos 10 dias e começamos a ver indícios de escassez, e uma crescente preocupaçao com a compra antecipada".

O secretário acrescentou que a medida é uma forma de fornecer mais petróleo a curto prazo e de transmitir um pouco de confiança ao que potencialmente pode ter sido uma situaçao difícil.

Segundo Summers, houve consenso em Praga, inclusive entre os países produtores de petróleo, em considerar a utilizaçao das reservas como "um passo prudente".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;