Setecidades Titulo Memória
João Tomás do Amaral. O novo presidente do IHGSP. Doutor em Educação. Autor do Manual Compacto de Matemática. Um amigo da música.

Ele estará em Mauá nesta sexta-feira, dia 30, e abrirá o terceiro encontro dos memorialistas do Grande ABC para discussão da formação político-administrativa das sete cidades

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/08/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


LEITOR ILUSTRE

Em 29 deste mês faço 80 anos. Espero chegar aos 100 para continuar a ler a coluna Memória.

Cláudio Feldman - Santo André

João Tomás do Amaral assumiu a presidência do Instituto Histórico e Geográfico em 25 de janeiro último, por ocasião de mais um aniversário de São Paulo. 

Da diretoria empossada faz parte uma estudiosa do Grande ABC, a artista plástica Cristiane Carbone, de Mauá. Entre os diretores, mais um amigo da Memória do Grande ABC, professor Aristides Almeida Rocha, historiador do futebol e membro do Memofut.

O instituto foi criado em 1º de novembro de 1894 com objetivo de promover a pesquisa, o estudo e a divulgação da história, geografia e ciência ou artes, especialmente no que se relaciona com a capital paulista, abrangendo também o Estado de São Paulo e o país.

JOÃO AMARAL

O novo presidente do IHGSP tem um currículo exemplar. João Tomás do Amaral é doutor em Educação na linha de pesquisa do ensino de matemática e ciências pela Universidade de São Paulo. 

Mestre em matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialização em matemática pela UMC/CAPES, possui graduação em matemática, engenharia civil e pedagogia. 

O professor lecionou, chefiou e coordenou departamentos, áreas e cursos em nível de graduação e pós-graduação em várias instituições, inclusive na Universidade do ABC.

Fundador e sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Coordenador de vários congressos na área, no Brasil e no exterior. Autor de inúmeras obras, entre as quais o Manual Compacto de Matemática.

Amante e estudioso da música, apresenta pela Rede Boa Nova de Rádio o programa “Chorinho Brasil”.

PRÉDIO REDONDO

Professor João Amaral abrirá o III Encontro dos Memorialistas do Grande ABC, que tem se reunido para estudar em conjunto a formação das sete cidades do Grande ABC.

O III encontro será nesta sexta-feira, dia 30, a partir das 14h, no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes. Endereço: Rua Rio Branco, 183, Centro de Mauá, décimo andar, conhecido como “prédio redondo”.

  

Crédito das fotos 1, 2 e 3 – Álbum pessoal

PROFESSOR AMARAL. O novo presidente do IHGSP: doutor em matemática e divulgador pelo rádio de um ritmo bem brasileiro, o chorinho

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 28 de agosto de 1994 – Edição 8791

LITERATURA – Poesia nasce no carrinho de cachorro-quente.

Apoiada por uma professora de Letras, a ambulante Sueli Soares colecionava poemas e crônicas que fazia em seu ponto, na Rua Américo Brasiliense, em São Bernardo.

A professora Judith Vilas Boas Ribeiro a descobrira. E Sueli classificou-se em quinto lugar num concurso literária em São Caetano, concorrendo com 380 trabalhos.

Sueli escrevera: “João descalço, sem sonhos nem pesadelos, sem lembranças, sem memória. Analfabeto de pai e mãe. João ninguém, ninguém igual a João. Não pensa, nem quebra a cabeça. Às vezes matuta, esquenta os miolos e vai voar”.

EM 29 DE AGOSTO DE...

1944 - Cláudio Feldman nasce em Bauru. Escritor radicado em Santo André desde 1959, com quase 60 livros publicados, e filho do cineasta Aron Feldman.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Leme (1895) e Mineiros do Tietê (1898). 

Pelo Brasil, aniversariam: Jaguaretama (CE) e Teixeira (PB).

HOJE

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia Internacional do Gamer

Dia Internacional Contra Testes Nucleares.

Martírio de São João Batista

29 de agosto

A Igreja lembra a morte do precursor de Jesus Cristo. João Batista foi degolado.

Divulgação: Igreja dos Capuchinhos 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;