Internacional Titulo
Casa Branca recebeu alerta sobre furação Katrina antes da tragédia
Da AFP
10/02/2006 | 15:11
Compartilhar notícia


A Casa Branca foi informada antes do que se imagina sobre a ruptura dos diques de Nova Orleans no fim de agosto, em virtude da força do furacão Katrina, o que ocasionou a inundação da cidade.

Segundo o jornal 'The New York Times', o primeiro depoimento sobre a inundação, proveniente de um funcionário federal, chegou ao Departamento de Segurança Interna na segunda-feira, 29 de agosto - dia em que o Katrina devastou a costa sul -, às 21h27 locais; e à Casa Branca, à meia-noite.

Os funcionários do governo Bush insistiram, em repetidas ocasiões, que não tinham sido advertidos do fato até a terça-feira, 30 de agosto.

Segundo o Times, o primeiro testemunho veio de Marty Bahamonde, funcionário da Agência Federal de Administração de Emergência, que, depois de ter sobrevoado a cidade de helicóptero e confirmado a inundação, informou à sede em Washington, que, por sua vez, notificou o Departamento de Segurança Interna.

Por um e-mail, Bahamonde indicava que a situação era "muito mais séria do que anunciava a imprensa. Encontrei uma grande inundação e mais gente atingida do que se pensa, assim como alguns incêndios", disse ele ao jornal.

Na manhã seguinte, o presidente Bush, que estava de férias em seu rancho no Texas, se declarou aliviado de que Nova Orleans tinha se "esquivado do golpe". Mais tarde, porém, anunciou que voltaria a Washington em virtude da dimensão dos danos.

Desde a passagem do furacão, que matou mais de 2 mil pessoas em três estados do sul dos Estados Unidos, Bush e seu governo vêm recebendo constantemente acusações de terem reagido de forma lenta à catástrofe, especialmente de parte da comunidade negra.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;