Em agosto de 1904 o representante da região – então Município de São Bernardo – ganhava o noticiário da Capital ao exigir que uma emenda fosse rejeitada
Tramitava na Câmara dos Deputados, hoje seria a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), o projeto nº 44, de 1903, regulando o chamado exercício de “farmácia, odontologia e obstetrícia”.
Naquele inicio de século, a saúde pública ressentia-se da falta de profissionais devidamente formados. Sendo assim, foi apresentada uma emenda permitindo o exercício da obstetrícia aos não profissionais nos lugares não populosos – as chamadas “parteiras curiosas”.
A matéria arrastou-se por várias sessões, com pros e contras. José Luiz Flaquer, o Dr. Flaquer de São Bernardo, opunha-se a ela. Dizia: “Espero que a Câmara rejeite a emenda”.
E a emenda, de fato, foi rejeitada.
O POLÍTICO
Membro do PRP (Partido Republicano Paulista), o médico e professor José Luiz Flaquer teve papel preponderante na criação da Freguesia de São Bernardo.
Foi eleito deputado estadual já na primeira legislatura (1891-1892). E até 1921, sem qualquer intervalo, foi eleito ou reeleito mais seis vezes: três como deputado estadual, uma como deputado federal (1896 a 1899) e duas como senador estadual (1910 a 1912, 1919 a 1921.
A leitura dos anais legislativos paulistas traria um panorama completo da vida política de quem a história chamou de Dr. Flaquer e senador Flaquer. Fica a sugestão aos historiadores.
Crédito da foto 1 – Desenho: Jayme da Costa Patrão
DR. FLAQUER. Em defesa do profissional médico em 30 anos como parlamentar pelo Partido Republicano Paulista: Jayme da Costa Patrão, amigo querido do Gipem, fez esse desenho para a capa de um dos boletins do grupo, a pedido desta página Memória, que guarda o original
NAS ONDAS DO RÁDIO
A morte há 70 anos de Getúlio Vargas
Texto: Milton Parron
Getúlio Vargas que retornou ao Poder, desta vez pelo voto popular, assumiu a Presidência da República em 1951 e desde o início sofreu uma gigantesca e casuísta oposição por parte da UDN que impossibilitou a governabilidade do País.
Um dos nomes mais importantes entre os opositores era o jornalista Carlos Lacerda que defendia em seu programa semanal pela Rádio Globo, e também em comícios sempre com presença de grande público, a ideia de “se recorrer à revolução para impedir Vargas de governar”.
Acuado, Getúlio optou pelo suicídio em vez da renúncia ao mandato e esse desfecho trágico ocorreu no dia 24 de agosto de 1954, portanto, decorridos 70 anos no próximo 24 de agosto.
O programa Memória trará em duas apresentações, dias 18 e 25, com farto material gravado à época dos fatos, toda a crise política que levou Vargas ao supremo sacrifício.
Muitas entrevistas e muitos depoimentos dos principais personagens envolvidos no episódio também foram colhidos destacando-se, entre eles, Luthero e Alzira Vargas, filhos do presidente, Ivete, neta de Vargas e, ainda, Carlos Lacerda.
Memória - Getúlio, um tiro – I. Produção e apresentação: Milton Parron. Rádio Bandeirantes em 86.3 e 90.9. Amanhã, às 7h. Disponível nas principais plataformas digitais, no Spotify e no Apple Podcast.
Sucesso de todos os tempos
No rádio a canção
Memórias de paixão
Todo sábado eu sei
Pra você eu cantei
Vicente de Paula
Na Rádio ABC
Toca nossas memórias
Me faz reviver
É você minha razão
No meu peito coração
Melodias favoritas
Sempre nossas escritas
Versos iniciais de uma canção escrita por Gustavo Cópia em homenagem ao programa “Sucesso de todos os tempos”.
Produção e apresentação: Vicente de Paula. Hoje, sábado, das 17h às 19h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81,9.
Jeff Coração de Estudante
Toda verve de um showman que faz do rádio um encontro com sua gente e sua biografia.
Produção e apresentação: José Eliodoro Filho. Hoje, sábado, das 19h às 20h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81,9.
Crédito da foto 2 – Projeto Memória
GUSTAVO CÓPIA. Jornalista, sonoplasta e compositor: músicas para os programas da Rádio ABC
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 17 de agosto de 1994 – Edição 8781
MANCHETE – PT boicota municipalização da água.
Bancada do partido obstruiu votação de projeto que cria a empresa de saneamento básico de Mauá, a SAMA.
EM 17 DE AGOSTO DE...
1904 – Rio, 14. Partida interestadual de futebol. No Rio de Janeiro, Fluminense 1, Paulistano 3.
De um cronista do Estadão: “Friese, Mesquita, Sampaio e José Rubião, todos do Paulistano, assombraram a assistência pela maneira soberba com que se portaram durante todo o match”.
Inaugurado em 14 de agosto (de 1904), na Avenida Paulista, o Hospital Humberto I, mantido pela Societá Italiana de Beneficenza.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Hoje é o aniversário de Barbalha e Milagres (Ceará) e Satuba (Alagoas).
HOJE
Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Dia do Pão de Queijo.
Santa Beatriz da Silva
17 de agosto
Portugal (1437-1492). Canonizada em 1976.
Divulgação: Franciscanos
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.