Publicidade Titulo Campeonato Copa do Brasil
Pendurado no Brasileirão, Corinthians avança na Copa do Brasil
Publieditorial
12/08/2024 | 14:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 É certo que poucos torcedores corintianos estão felizes com seu time em 2024. Aliás, não é exagero dizer que a fase péssima do Timão se arrasta já há muitos anos, e que é mais realista falar em lampejos de bom futebol em meio ao caos do que o contrário.

Na noite desta quarta-feira (7), porém, tivemos um desses lampejos, e um dos mais importantes da temporada até aqui. Vindo desmoralizado de um empate com sabor de derrota com o Juventude no fim de semana (o adversário tinha dois jogadores a menos por quase todo o segundo tempo), o Corinthians se redimiu, e se redimiu bem diante do Grêmio na Copa do Brasil.

Mesmo quem tinha usado o código bônus bet365 para palpitar no Alvinegro paulista não estava lá otimista com a equipe. O jogo de ida, em Itaquera, acabou num 0x0 de gosto amargo, já que, além de não conseguir usar a pressão da torcida a seu favor, o Corinthians ainda viu um gol anulado no finzinho da partida.

Dessa forma, a expectativa para o jogo no Couto Pereira (a Arena do Grêmio segue fora de uso por conta dos desastres no Rio Grande do Sul) não eram exatamente altas. Enganou-se, porém, quem achou que o Corinthians seria vítima fácil.

Empate com sabor de vitória – finalmente!

As coisas vinham mal para o Timão quando o assunto era empate. O jogo contra o Juventude havia sido um desastre, a ida contra o Grêmio a mesma coisa; a última vez que uma igualdade havia sido considerada boa pelo time paulista havia sido, ironicamente, também contra o Grêmio, um 2x2 dramático em Itaquera pelo Brasileirão.

O mais curioso é que, preocupado com a seríssima chance de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o técnico Ramón Díaz poupou muitos titulares para o jogo no Couto Pereira. Embora a torcida nunca deixe a paixão de lado, é preciso ser realista: o Corinthians não passa nem perto de ser favorito para o título da Copa do Brasil – talvez nem mesmo para passar para as semis.

Isso não impediu, porém, o Timão de fazer um excelente jogo em Curitiba, ao menos dentro da sua proposta e óbvias limitações.

O jogo

Tanto o Corinthians quanto o Grêmio são times tecnicamente muito fracos hoje. Isto posto, o que a equipe paulista fez no Couto Pereira foi uma partida muito acima da própria média recente, e não faltaram oportunidades para ganhar no tempo normal.

As estatísticas mostram um jogo muito parelho, é verdade, e no geral o Grêmio teve mais posse de bola e finalizou mais vezes. Na prática, porém, o Corinthians teve mais chances de gol, o que não anula o fato, porém, de o goleiro Hugo Souza ter feito alguns milagres importantes. Aliás, sem dúvidas que, se o Corinthians avançou, foi por causa do seu agora goleiro herói.

O goleiro corintiano parou Soteldo em pelo menos duas ocasiões, enquanto que, do outro lado, Romero era quem levava perigo ao gol de Marchesín. No comecinho da segunda etapa, Pedro Henrique perdeu uma das melhores chances da partida, e o 0x0 persistia. Até mesmo o zagueiro alvinegro Cacá quase deixou um, mas o goleiro gremista salvou o lado tricolor.

Pênaltis

Gols perdidos a rodo para os dois lados, mas principalmente o Corinthians, o juiz encerrou a partida, a decisão foi para as penalidades. Acima de tudo, foi aqui que o Corinthians mereceu pra valer a vaga, pois foi impecável.

Romero, André Ramalho e Giovane bateram com extrema categoria, mantendo a pontuação corintiana em 100%. Pelo lado do Grêmio, porém, as coisas degringolaram rápido. O único que bateu bem foi Reinaldo; depois disso, Edenílson isolou, Cristaldo parou nas mãos de Hugo Souza e, para sacramentar a queda do Grêmio, Pavon também mandou nas nuvens.

Briga contra o rebaixamento segue

Embora a merecida felicidade da vitória nos penais, o Corinthians deve manter o pé no chão para os próximos jogos. O técnico Ramón Díaz declarou logo na entrevista coletiva pós-jogo que a manutenção do Corinthians na elite do Brasileirão é a prioridade máxima.

O próximo desafio do Timão é contra o Bragantino, e em seguida joga novamente com o Massa Bruta, duas vezes, pelas oitavas de final da Sul-Americana. Não bastasse, no meio disso, há uma “final do Z-4” contra o igualmente ameaçado Fluminense, jogo importantíssimo para ambos em suas ambições de permanecerem na elite para 2025.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;