Segundo a FAB análises iniciais não apontam qualquer declaração de emergência por parte da tripulação do avião operado pela Voepass
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O chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da FAB (Força Aérea Brasileira), brigadeiro do ar Marcelo Moreno, informou em entrevista coletiva à imprensa, neste domingo (11), em Vinhedo (SP), que o órgão conseguiu extrair com sucesso todo o conteúdo dos dois gravadores conhecidos, como caixas-pretas.
“Nessa manhã, temos a informação de que conseguimos, 100% de sucesso, obter as informações de voz, informações de dados que correspondem aos momentos que antecederam a esse trágico evento para a sociedade”, confirmou o militar.
A aeronave operada pela Voepass Linhas Aéreas, caiu na sexta-feira (9), em Vinhedo, por volta de 13h30. O acidente causou a morte de 62 pessoas – 58 passageiros e quatro tripulantes – e um cachorro.
O chefe do Cenipa explicou que estão em poder das autoridades duas caixas-pretas do avião matrícula PS-VPB: o gravador de voz, o Cockpit Voice Recorder, e o gravador de dados, Flight Data Recorder. Os dados confirmam que não houve, em nenhum momento, por parte da tripulação da aeronave acidentada, declaração de emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo.
INVESTIGAÇÕES
O brigadeiro Marcelo Moreno informou que, após a conclusão desta primeira fase de extração e validação dos dados dos dois gravadores, a próxima etapa será iniciada com retorno dos investigadores do Cenipa à sede do órgão, em Brasília.
“Agora, aguardamos a linha de investigação de nossos investigadores, que ainda se encontram aqui comigo (em Vinhedo), regressarem a Brasília para a gente começar a trabalhar na transformação desse número enorme de dados para a informação útil para a sociedade.”
O responsável pelas investigações também explicou que os dois motores da aeronave serão guardados e analisados, na sede do 4º Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em São Paulo, localizada no Campo de Marte, na capital paulista.
As instalações militares estão subordinadas ao Cenipa, em Brasília: “os motores serão segregados para a anterior análise de nosso pessoal engenheiro qualificado e experiente para emissão de laudo, como uma parte da investigação para se ter certeza se, durante o impacto, os motores estavam ou não desenvolvendo potência”.
O militar estima que o relatório preliminar da investigação será apresentado em 30 dias, seguindo protocolos internacionais.
A declaração foi dada após Moreno frisar que o Laboratório de Análise de Dados de Gravadores de Voo da FAB tem capacidade e autonomia para fazer a extração e análise de dados das caixas-pretas, no próprio país, sem necessidade de recorrer à ajuda internacional.
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