ouça este conteúdo
|
readme
|
Um avião com 61 pessoas, que fazia o trajeto de Cascavel-PR a Guarulhos, caiu nesta sexta-feira (9), em Vinhedo, Interior de São Paulo. Inicialmente, a companhia Voepass (antiga Passaredo), havia divulgado que 58 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo. Mais tarde, corrigiu para 57 passageiros e quatro tripulantes.
A companhia também confirmou que “todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local”. Desta forma, essa é a maior tragédia aérea no País desde o acidente da TAM que deixou 199 mortos, em 17 de julho de 2007.
Não há relatos de mortos ou feridos em solo, apesar de a queda ter ocorrido próximo a residências.
“Neste momento, a Voepass Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente.
Informações para familiares, colaboradores e interessados também pode ser obtidas por meio do telefone 0800 9419712, disponível 24h”, diz a companhia em nota.
“A Voepass Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação”, continua o comunicado.
Por volta das 13h45, o Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que sete equipes foram empenhadas para atender à ocorrência, próximo ao número 2.500 da Rua Edueta.
Usuários de redes sociais publicaram diversos vídeos, inclusive registrando o momento da queda da aeronave e do incêndio causado pelo acidente.
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que, por meio do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi acionada para atuar na investigação.
Durante cerimônia em Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu um minuto de silêncio para as vítimas. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que estava em um evento em Vitória, está a caminho de Vinhedo para acompanhar a operação de resgate.
A Superintendência da Polícia Técnico-Científica e as polícias Civil e Militar estão mobilizadas no resgate. Equipes do IML (Instituto Médico-Legal) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou nota em que lamenta a queda do avião e diz que monitora a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela VoePass, que opera a aeronave.
A agência destacou que as investigações sobre o acidente são de responsabilidade do Cenipa, mas que acompanhará os trabalhos.
SAIBA QUEM SÃO AS VÍTIMAS
Os quatro tripulantes:
Danilo Santos Romano — 35 anos;
Debora Soper Avila — 28 anos;
Humberto de Campos Alencar e Silva — 61 anos;
Rubia Silva de Lima — 41 anos.
Os passageiros:
(Com o Estadão Conteúdo)
*Atualizado às 18h01
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.