Economia Titulo
Grupo Alimentação e Bebidas tem queda de 1,00% em julho ante alta de 0,44% em junho no IPCA
Estadão Conteúdo
09/08/2024 | 11:30
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Os preços do grupo Alimentação e Bebidas caíram 1,00% em julho, após alta de 0,44% em junho. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O grupo deu uma contribuição negativa de 0,22 ponto porcentual para o IPCA, que subiu 0,38% no mês. Em junho, quando a alta do IPCA havia sido de 0,21%, o conjunto de preços havia gerado contribuição positiva de 0,10 ponto porcentual na inflação.

Entre os componentes do grupo, a alimentação no domicílio teve queda de 1,51% em julho, após ter avançado 0,47% no mês anterior. A alimentação fora do domicílio subiu 0,39%, ante alta de 0,37% em junho.

O Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) calcula o impacto de cada grupo no IPCA com base na variação mensal e no peso mensal disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra).

O resultado pode ter divergências pontuais com o impacto divulgado pelo IBGE, que considera mais casas decimais do que as disponibilizadas publicamente na taxa de cada item.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;