Setecidades Titulo Segunda Guerra Mundial

Ribeirão ganha estrutura em homenagem a vítima da bomba de Hiroshima

Obra de arte em memória da menina japonesa Sadako Sasaki, símbolo da cultura de paz, foi doada a parque pelo Templo Luz do Oriente

06/08/2024 | 20:34
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O Parque Oriental de Ribeirão Pires recebeu nesta terça-feira (6) um monumento em memória de Sadako Sasaki, menina japonesa vítima da bomba atômica que atingiu a cidade de Hiroshima, durante a Segunda Guerra Mundial. A obra de arte, que foi doada pelo Templo Luz do Oriente – Torre de Miroku, foi entregue à cidade pela comunidade japonesa, em parceria com a Kai Kan (Associação Cultural Nipo-Brasileira) da cidade.

Estudantes das turmas de 5º ano de escolas municipais participaram do ato de entrega do monumento, instalado acima da arena de mosaicos Tributo pela Paz Mundial, que já faz referência a Sadako Sasaki. 

A partir desta memória, os alunos confeccionaram seus próprios tsurus (um tipo de origami, arte em papel dobrado), depositados em um display que ficará exposto no Parque Oriental. “Foi a primeira vez que ouvi falar sobre os tsurus e fazer o origami foi um desafio. O mais legal foi que fizemos em conjunto, um ajudando o outro”, disse Manoela Oliveira, 10 anos, estudante da E.M. Maria Siqueira de Paula. 

DGABC

A história da menina foi trabalhada em sala de aula: Sadako foi atingida pela chuva de radiação da bomba e teve leucemia. Dez anos após o ataque norte-americano, pouco antes de morrer, imortalizou a lenda dos tsurus. Cada 1.000 origamis do pássaro, feitos com boas energias e vibrações, representariam um pedido. Sadako não teve forças para dobrar 1.000 peças, mas, após sua morte, os amigos completaram o número para realizar seu pedido de paz no mundo.

A obra de arte que promove a cultura de paz é a representação da menina Sadako Sasaki que, em estrutura metálica suspensa, voa sobre um tsuru. 

“Queremos que visitantes do Parque Oriental apreciem o monumento como algo positivo e de esperança e liberdade, que remete também ao amor, espalhando muita prosperidade, saúde e felicidade por aí”, afirmou o reverendo Hiroki Nakahash, do Templo Luz do Oriente.

Professores, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação participaram da entrega do novo monumento, ao lado de membros da comunidade nipônica da cidade. 

“Na Emarp (Escola Municipal de Artes), de braços dados com a educação, a gente entende que uma cultura de paz se faz com conhecimento, respeito, entendimento sobre as diferentes tradições. Só assim a gente vai conseguir ter a paz no mundo, representada pelos tsurus. Hoje mostramos isso com as crianças. É no futuro que a gente vai encontrar esse caminho. E Ribeirão Pires traz sua contribuição”, destacou o coordenador pedagógico da Emarp, Marcos Losano. 

No Parque Oriental, Sadako Sasaki também já tinha sido homenageada pela artista ribeirão-pirense Silvana Luz, do Ateliê Arte Expoente. A obra, denominada Tributo à Paz Mundial, feita em técnica de mosaico, foi aplicada sobre uma escadaria curva já existente no local, transformada em memorial. O mosaico, elaborado com pequenos fragmentos de azulejos coloridos modelados um a um, tem aproximadamente 38,59 m². Onze artistas trabalharam na obra.

CULTURA ORIENTAL

O Parque Oriental também conta com outros dois importantes símbolos da cultura oriental: o monumento Oodaiko – ‘O Grande Tambor’, um dos maiores símbolos culturais da música no Japão, e o Poste da Paz, um monumento internacional que se espalhou por diversos países com objetivo de unir todos os povos mentalizando a paz. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;