Nacional Titulo
Atores de 'Cidade de Deus' registram boletim por racismo
Do Diário OnLine
Com Agências
02/05/2004 | 21:55
Compartilhar notícia


Três atores do filme Cidade de Deus registraram neste domingo no 11º DP (Distrito Policial) de Santo Amaro, Boletim de Ocorrência por constrangimento ilegal e racismo contra um segurança e um PM (Policial Militar). Eles alegaram que foram abordados de forma discriminatória em um supermercado na avenida das Nações Unidas, na capital paulista.

De acordo com os atores, eles estavam retirando dinheiro em um caixa eletrônico dentro do supermercado quando foram abordados pelo segurança e pelo PM, que teriam alegado que eles estavam dando murros na máquina. Os atores afirmaram ainda que eles foram xingados e discriminados por serem negros.

Em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, Leandro Firmino, 25 anos (que fez o Zé Pequeno no filme), relatou que o policial falou para ele que a abordagem não foi nem um procedimento normal. "Se fosse normal, eu teria jogado vocês no chão e dado porradas", declarou o jovem reproduzindo a possível fala do PM. Segundo ele, a decisão de registrar o BO se deu porque "todas as pessoas devem ser tratadas com respeito, independente de sua cor".

Leandro, Emerson Gomes do Nascimento, 13 anos (que interpretou o Baratinha), e Luís Carlos Lomenha do Nascimento, 25, figurante, estavam em São Paulo para divulgar a ONG (Organização não-governamental) 'Nós do cinema', dirigida por Nascimento. O projeto tem como objetivo ensinar jovens e crianças carentes a atuar na frente das câmeras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;