Internacional Titulo
Quarteto apóia negociações entre israelenses e palestinos
Da AFP
23/09/2007 | 20:37
Compartilhar notícia


O chamado Quarteto para a Paz no Oriente Médio apoiou neste domingo as conversações bilaterais entre o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, assim como a futura conferência de paz patrocinada pelos Estados Unidos.

Em um comunicado conjunto divulgado após reunião de duas horas na ONU, os quatro patrocinadores do processo de paz no Oriente Médio expressaram seu "firme apoio" ao diálogo Olmert-Abbas, e também defenderam a conferência de paz que Washington quer realizar em novembro.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi o anfitrião do encontro, do qual participaram a secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o chefe de Política Externa da União Européia, Javier Solana.

Segundo o "quarteto", a reunião internacional de paz entre israelenses e palestinos convocada pelo presidente George W. Bush deve ser "substancial e séria".

O grupo não mencionou diretamente a decisão de Israel de declarar a Faixa de Gaza, dominada pelo Hamas, como "entidade hostil", mas destacou "a necessidade de passos adicionais para atingir os compromissos prévios, incluindo aqueles no Mapa da Paz e no Acordo de Movimento e Acesso".

O quarteto também expressou preocupação com as condições de vida em Gaza e destacou a importância de uma "assistência humanitária contínua e sem obstruções", salientando sua "preocupação urgente" com o fechamento de pontos de passagem importantes.

O chamado "quarteto" para as negociações no Oriente Médio (ONU, Estados Unidos, Rússia e UE) elaborou o "Mapa da Paz" em 2003, plano que deveria levar a formação de um Estado palestino em 2005, mas que não prosperou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;