Nacional Titulo
Presos fogem de penitenciária do Rio por túnel
Do Diário OnLine
29/07/2002 | 17:44
Compartilhar notícia


Na madrugada desta segunda-feira, sete presos escaparam da carceragem da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (polinter), na zona Norte do Rio de Janeiro. Eles cavaram um túnel de 3 metros de comprimento, chegaram ao pátio da carceragem e pularam o muro.

Quando percebeu uma movimentação estranha, o carcereiro atirou para o alto, evitando uma fuga em massa. O presídio, que tem capacidade para 150 detentos, abriga atualmente mais de 845.

O diretor da Polinter, Jader Amaral, reconheceu que a fuga poderia ter sido maior, já que o chão da cadeia é praticamente oco. "Todos poderiam ter fugido", declarou. "O chão é fofo e o preso já sabe disso. Em um ano e meio descobrimos 20 túneis e impedimos as fugas", revelou Amaral. Ele contou que há 15 anos havia uma carceragem subterrânea nequele local, que simplesmente foi aterrada com areia.

A situação no presídio é tão grave que as celas nunca são trancadas devido a superlotação. "A solução é mandá-los para casas de custódia. O governo está construindo essas prisões, mas não na velocidade que precisamos", reclamou Amaral.

Já o chefe da Polícia Civil, Zaqueu Teixeira, acredita que a superlotação se deve a um crescimento de apreensões por parte da polícia. "Isso está ocorrendo porque a polícia está em atividade intensa. Nossa postura firme faz com que as prisões fiquem superlotadas", afirmou.

Até o início da tarde desta segunda-feira nenhum fugitivo havia sido recapturado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;