Economia Titulo
BC autoriza bancos a ampliarem horário para atender aposentados
26/03/2004 | 23:04
Compartilhar notícia


A partir de 1º de abril, os bancos credenciados pela Previdência Social para fazer o pagamento das aposentadorias e pensões vão abrir mais cedo para atendimento aos segurados. Em resposta a uma solicitação da Previdência Social, o BC (Banco Central) autorizou nesta sexta a ampliação do horário de funcionamento pelas instituições financeiras, sem a necessidade de aviso prévio de 30 dias aos clientes, conforme as normas em vigor. Cada banco definirá o novo horário.

A Previdência pediu essa mudança ao BC na tentativa de evitar filas gigantescas nas agências bancárias. É que, a partir de 1º de abril, o pagamento dos benefícios aos 21 milhões de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ser concentrados nos primeiros cinco dias úteis do mês. Até agora, esse pagamento era feito nos dez primeiros dias úteis. A medida, benéfica aos segurados, vai dobrar o fluxo diário de segurados nas agências bancárias.

Com a mudança realizada pela Lei 10.699, de 9 de julho do ano passado, passam a receber no primeiro dia útil do mês os segurados com número final de benefício 1 e 6. No segundo dia útil, recebem os com final de inscrição 2 e 7. No terceiro, com final 3 e 8. No quarto, 4 e 9. E no quinto dia útil, 5 e 0.

Atendimento – Para melhorar o atendimento nas agências do próprio INSS, 1,3 mil novos servidores aprovados em concurso de 2003 e convocados nesta sexta por meio do Diário Oficial vão ser integralmente utilizados no atendimento ao público. Foi isso o que garantiu o novo diretor de Benefícios do INSS, Eduardo Basso. Ele também disse que o ministro da Previdência Social, Amir Lando, quer elevar de cinco mil para seis mil o número de vagas para o próximo concurso. O pedido está sob análise do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A expectativa da Previdência é de que o novo concurso seja realizado até julho, três meses antes das eleições municipais, prazo determinado pela legislação eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;