Internacional Titulo
Seitas acreditam que ano 2000 trará fim do mundo
Do Diário do Grande ABC
20/12/1999 | 13:59
Compartilhar notícia


Milhares de americanos, influencidos por diversas correntes religiosas, seitas ou milícias de extrema-direita, preparam-se freneticamente para viver o fim do mundo com a chegada do ano 2000. A medida que se aproxima o dia 31, as seitas milenaristas e os grupos militantes de extrema-direita redobram suas atividades.

Os agentes do FBI (Polícia Federal) têm em sua mira todos os que poderao se aproveitar esta transiçao para cometer atos terroristas ou suicídios coletivos a fim de ``apressar o final dos tempos'.

Já surgiram os primeiros sintomas, adverte a direçao do FBI, que tem contabilizadas cerca de mil seitas em todos os Estados Unidos. Mas, precisa a Polícia Federal, apenas algumas delas representam uma real ameaça ``milenarista', pois estao armazenando armas. O resto se conforma em acumular alimentos de forma pacífica.

``Estes grupos consideram que a passagem para o ano 2000 é uma oportunidade para que seus membros tomem o controle dos principais prédios governamentais', opina Jim Maddock, inspetor do FBI em Sacramento, Califórnia.

Em 5 de dezembro, dois milicianos de extrema-direita foram detidos quando planejavam explodir uma quantidade incrível de propano na Califórnia. Também foram desmantelados outros planos para fazer voar pelos ares os sistemas de fornecimento de água e eletricidade.

Um tal Daniel Beauregard, membro de uma milícia que opera na Flórida sob o misterioso nome de ``regimento 77', está preso por ter planejado dinamitar vários postes elétricos.

``Isto pode ser o princípio de algo... Ainda temos de esperar', opina Mark Potok, porta-voz de um centro de informaçao que milita contra os movimentos extremistas e racistas.

Para ``atrair' membros ou chamar sua atençao, as seitas milenaristaa recorrem ao Velho e Novo Testamentos em busca do menor indício que anuncie o fim do mundo.

O FBI nao se equivocou ao batizar de ``Projeto Meggido' um recente informe que alerta sobre as atividades destes grupos, já que se trata do nome de uma antiga praça forte de Israel, onde, segundo o Novo Testamento, ocorrerá a batalha do Armagedon no final dos tempos.

A segunda chegada de Cristo é a base da ideologia destas seitas, que se aproveitam da ausência de consenso dentro do cristianismo sobre o mistério do Apocalipse.

Baseiam-se, para isso, no Livro da Revelaçao, atribuído ao apóstolo Joao e escrito, segundo eles, em uma linguagem secreta para permitir que os primeiros cristaos escapassem das perseguiçoes romanas.

A maioria interpreta, pelo prisma da religiao, sintomas de que, com a chegada do ano 2000, se aproxima o fim do mundo, principalmente pelas possíveis conseqüências do chamado Bug 2000. Um informe da Liga Antidifamaçao (ADL, em inglês) afirma que um grande número destes grupos estao convencidos do papel ``satânico' dos judeus, que estao conspirando para instaurar a lei marcial e enviar o Exército casa por casa para confiscar armas.

Um grupo de ultraconservadores, a John Birch Society, afirma: ``Os americanos estao inquietos por um possível desmoronamento social e estao se preparando para abandonar tudo e se esconder em lugares protegidos'.

Os judeus também têm sua própria seita, a ``Casa de Yahvé', presidida pelo rabino Yisrael Hawkins, que interpreta livremente o Velho Testamento ao afirmar que o Messias chegará sete anos depois da assinatura do acordo israelense-palestino de 13 de setembro de 1993. Em seus textos, difundidos pela Internet, o religioso adverte sobre os ``horrores que logo cairao sobre o mundo'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;