Cultura & Lazer Titulo FIP 2024
Cia. Teatro do Porão leva contação de história à Vila de Paranapiacaba

Ação integra programação do Festival de Inverno que começa hoje

Jaque Corrêa
Especial para o Diário
19/07/2024 | 21:01
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação

ouça este conteúdo

A Cia. Teatro do Porão participa neste domingo da programação do FIP 2024, o Festival de Inverno de Paranapiacaba, promovendo uma contação de histórias às 15h na biblioteca da Vila de Paranapiacaba, situada na Av. Rodrigues Alves, s/nº. A ação é gratuita e tem como tema central as chamadas histórias de Caxambu.

Nascida em 2016, em um porão de Santo André, a Cia. começou a partir do interesse dos atores Felipe Vidal, 32 anos, e Guilherme de Assis, 29, pela pesquisa de expressões da cultura popular brasileira na contação de histórias infantis. Segundo Felipe, a contação é “aliada aos estudos teatrais, da música e da linguagem do palhaço no encontro com a infância e o brincar”. 

Histórias de Caxambu é um projeto da Cia., em que se investigou os entrelaçamentos das culturas bantu e iorubá no Brasil, expressa nas rodas de jongo, que é uma manifestação característica de comunidades negras das zonas rurais do Sudeste, em que uma grande roda era feita à luz da fogueira, ao som dos tambores caxambu e candongueiro. Nesta roda dançavam-se e cantavam-se pontos com memórias de povos ancestrais. O jongo é uma manifestação cultural afro-brasileira, símbolo de resistência, reconhecida como patrimônio imaterial. “Nessa apresentação de contação de histórias se aprende a jongar e ouvir histórias da mitologia africana, através dos cantos, danças, batuques e da brincadeira de roda”, explica o fundador do grupo. 

O Festival de Inverno de Paranapiacaba começa neste sábado e se estende aos dias 21, 27 e 28 de julho, das 9h às 20h. O evento conta com mais de 60 atrações, cerca de 300 artistas e acontece em seis pontos principais do distrito. Confira a programação completa do FIP 2024 acessando o QR-Code nesta página.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;