Setecidades Titulo Memória
Itália. São Manuel. São Bernardo. Histórias da roça. Histórias urbanas.

Neste livro familiar, artesanal, a autora perpetua o pai e usa da velha máxima de contar histórias à boca do fogo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/07/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


O que Neuza Maria Zanutto de Melo faz é um caderno ilustrado, pelas lembranças de histórias familiares com desenhos de vários autores e dela mesma. Em média, um desenho para cada uma das 46 páginas. Um livro artesanal.

O pai, Guerino Benedito Zanutto (1925-2010), filho de Angelo e Maria, que o chamaram de “Guerino de la guerra”.

A mãe, Antonia, “valiosa, de valor inestimável, que deixa seus crochês para a família”.

A família, os Zanutto, originária da Itália: Veneto, Friul-Veneza Júlia, cujos pioneiros desembarcaram no Porto de Santos em 23 de junho de 1887.

E nasce um livro de histórias reais, memórias preciosas: “Como e de onde surgiram? O mais importante é que elas chegaram”.

Como permanecer? Somos imortais.

Fatias da história real.

Um lar, um bar e o baú.

Gotas sábias no mar das conversas.

Fatias de saberes.

Guerino, bebê, chorava. E adormecia quando a carroça partia, balançando, rodas rangendo, de uma história ouvida por Guerino contada pelos pais.

Moço alto, olhos azuis, trabalhava de sol a sol no cultivo do café. Adorava bailes e apostas do tipo “quem chupava mais laranjas”.

Conquistou Antonia ao perguntar:

- Pode ser ou tá difícil?

A primeira resposta: “tá difícil”. A segunda resposta, definitiva. De dois, tornaram-se sete. Uma união de 66 anos.

Anos 1940. Na década seguinte, JK privilegia a industrialização. Os pais de Guerino e irmãos já estavam em São Bernardo. 1956. “Lá se foram eles deixando a saudade e o medo para trás”.

Não foi fácil. Mãe Antonia quis voltar. Ficaram. Três meses cozinhando em fogão alheio. O aluguel de uma casa. E a compra de um bar, em sociedade dos irmãos Guerino e Benedito. Bar São Manuel, como gratidão à cidade natal.

A família chegou a tempo de assistir à transformação da Capital do Móvel em Capital do Automóvel.

Os Zanutto em São Bernardo. E as tiradas do patriarca Guerino.

- Não chore não, mulher. Quebrar vidro e louça é sorte! (quando da mudança para a casa alugada, o baú com louças e vidros, presentes do casamento, caiu do caminhão e espatifou-se).

O Bar São Manuel prosperou a partir dos bolinhos preparados por Dona Antonia. E passou a servir refeições. E virou Bar e Restaurante São Manuel, que se tornou um dos mais antigos da cidade, fechando “outro dia”, depois da partida do Sr. Guerino, quando o livro da filha (de 2015) já estava pronto.

Tudo foi bom. E Neuza seleciona tiradas do pai Guerino: “Estava triste porque só comia banana. Olhei para trás e vi alguém que comia as cascas que eu jogava”.

EXEMPLO

Senhora Neuza Maria Zanutto de Melo, este livro merece ser publicado. Assim mesmo, do jeito que está. Manuscrito. Lindo. Hilda, gratidão!

Crédito da foto 1 – Criação da autora

Crédito da foto 2 – Ilustração: Armando Marotti

AO PÉ DO FOGO. Guerino e Antonia rezaram muito. Guerino até calos no joelho teve. Eram noites pedindo a Deus para encaminhar para um lugar onde houvesse trabalho para o pai sustentar a família. De São Manuel para São Bernardo

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 16 de julho de 1994 – Edição 8753

MANCHETE – Preços ficam estáveis no comércio.

COPA 94 – Brasil quer decidir nos 90 minutos. Torcida Azzurra se reúne em São Caetano. Giuseppe Casu, agente consular, reza.

ROLANDO MARQUES – São Bernardo abre o quarto torneio internacional de futebol infantil, agora com o nome da “Voz de Ouro”. 

Participam: Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Japão e México, mais equipes locais e dos clubes grandes. Desfile de abertura no Municipal de Vila Euclides, o futuro Primeiro de Maio.

Memória pergunta: o torneio internacional de futebol infantil ainda é promovido em São Bernardo? Faz parte do calendário da Secretaria Municipal de Esportes? Mantém o nome do inesquecível radialista Rolando Marques?

Em caso positivo, enviem os nomes dos campeões de cada ano que a gente publica.

EM 16 DE JULHO DE...

1904 – Vende-se ou troca-se por casa uma chácara em São Bernardo, própria para criação. Tem água abundante e boa casa de moradia. Quem pretender, dirija carta para a caixa postal 469.

1989 - Criada a Junta de Justiça do Trabalho de Ribeirão Pires.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo hoje é o aniversário de Jaboticabal. Elevado a município em 1867, quando se separa de Araraquara.

Hoje também é o aniversário de Brajolândia (BA), Caiçara do Norte (RN), Arcos e Mariana (MG), Bocaina do Sul (SC), Bom Jesus (RS), Imperatriz (MA), Ipiranga de Goiás, (GO), Juarez Távora (PB), Manacapuru (AM), Miranda (MS) e São Pedro do Iguaçu (PR).

HOJE

Dia do Comerciante (cf. lei federal de 1953)

Nossa Senhora do Carmo

16 de julho

Devoção iniciada no século XII, no Monte Carmelo, Palestina.

Padroeira da segunda paróquia de Santo André e sede da nossa Diocese.

Ilustração – Gilmar/Banco de Dados




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;