Internacional Titulo
Hezbollah cerca soldados israelenses no leste do Líbano
Da AFP
01/08/2006 | 22:26
Compartilhar notícia


Os soldados israelenses transportados por helicóptero que realizavam uma operação na madrugada desta quarta-feira permanecem cercados por combatentes do Hezbollah na região de Baalbeck, no leste do Líbano, informou um porta-voz do grupo xiita libanês.

Os combates, que começaram à 00h30 local, assim que o helicóptero israelense pousou ao sul de Baalbeck, prosseguiam por volta das 3h30 (hora local), com o comando hebreu cercado pelas forças do Hezbollah.

A unidade israelense está entrincheirada no Hospital de Dar Al-Hikme, administrado pelo Hezbollah. A localidade fica 2 km ao sudoeste de Baalbeck, segundo o grupo libanês.

De acordo com o Hezbollah, o hospital está vazio desde o dia 12 de julho, data do início da ofensiva israelense.

A TV libanesa, que cita o jornal israelense "Yediot Aharonot", informou que a operação aerotransportada tinha por objetivo capturar dirigentes do Hezbollah em Baalbeck, conhecido feudo do grupo xiita libanês.

Várias TVs árabes divulgaram versões sobre uma tentativa de resgate dos dois soldados israelenses capturados em 12 de julho passado pelo Hezbollah, que estariam no hospital.

Habitantes de Baalbeck informaram que dezenas de milicianos do Hezbollah seguem para a zona do combate.

Segundo a polícia libanesa, o povoado de Jimayliyé, situado próximo ao hospital, foi bombardeado por várias vezes, e há "dezenas de vítimas" entre a população civil.

Testemunhas contactadas relataram que "os israelenses pousaram atirando para todos os lados e há muitos mortos e feridos" entre os civis.

Moradores da cidade de Baalbeck, situada 100 km a leste de Beirute, disseram que era possível ouvir claramente os disparos e que a zona dos confrontos estava iluminada por balas traçantes.

A unidade israelense conseguiu avançar sob forte cobertura aérea. A operação helitransportada foi precedida por uma série de ataques aéreos, durante os quais a aviação de Israel lançou cerca de 30 foguetes.

Helicópteros israelenses que voavam a baixa altitude sobre as colinas de Ain al-Jauze, 2 km a leste de Baalbeck, evitaram os tiros do Hezbollah, acrescentou a polícia.

Outros helicópteros sobrevoaram a estrada que liga Baalbeck a Homs, na Síria, e incendiaram três postos de gasolina, completou a polícia.

O Departamento de Informação do Exército libanês disse não dispor de qualquer relatório oficial sobre a operação.

Um importante quartel do Exército libanês, chamado de Xeque Abdullah, fica em uma colina que domina Baalbeck.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;