Política Titulo Em São Caetano
Fabio Palacio aciona Justiça contra fake news

Conta no WhatsApp acusava pré-candidato a prefeito de defender o fim do programa Tarifa Zero

Artur Rodrigues
26/06/2024 | 22:43
Compartilhar notícia
Banco de Dados/DGABC

ouça este conteúdo

Pré-candidato a prefeito de São Caetano, Fabio Palacio (Podemos) entrou com ação na Justiça Eleitoral contra uma conta de WhatsApp que estaria propagando fake news a seu respeito. Segundo Palacio, o responsável pela conta estaria enviando mensagens a moradores do município informando que ele vai acabar com o programa Tarifa Zero caso seja eleito. 

A representação foi movida junto à 166ª zona eleitoral de São Caetano. A conta está cadastrada sob o nome VN Serviços, com endereço inexistente – o número de telefone tem código postal dos Estados Unidos. 

O conteúdo da mensagem traz uma foto antiga de Fabio Palacio ao lado do ex-prefeito Paulo Pinheiro (União Brasil) e uma suposta matéria publicada em um jornal chamado São Caetano Repórter – que, segundo Palacio e apuração feita pelo Diário, não existe – dizendo que Palacio teria declarado que vai encerrar o programa criado pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSD). 

“Fabio Palácio jamais afirmou ou concedeu entrevista propondo a extinção do programa e a foto com o ex-prefeito da cidade é antiga, de arquivo, e foi utilizada apenas para associá-lo a um ex-gestor que atualmente conta com altos índices de reprovação. Nesse sentido, comprova essa afirmação o fato de não ser possível encontrar a suposta notícia em nenhum outro veículo ou canal”, diz a peça registrada na Justiça. 

Palacio também pede que seja feita uma intimação à empresa Facebook Serviços Online do Brasil, controladora do aplicativo WhatsApp, para que sejam informados os dados de cadastro da conta em questão, informando, inclusive, o endereço de IP (Protocolo de Internet, em inglês) do usuário que registrou a conta, bem como o IP utilizado para acesso ao aplicativo no momento do envio da mensagem. 

Situação semelhante à de Fabio aconteceu com a pré-candidata a prefeita de São Bernardo Flávia Morando (União Brasil), conforme publicado pelo Diário na semana passada. Flávia denunciou quatro números de telefone que faziam campanha ilegal de telemarketing contra ela e o prefeito Orlando Morando (PSDB), seu tio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;