Setecidades Titulo Com playgroud e academia
Prefeitura de Mauá entrega obras no Pq. do Guapituba

Na intervenção, árvores comprometidas foram retiradas e Jd. das Abelhas, revitalizado

Beatriz Mirelle
16/06/2024 | 10:45
Compartilhar notícia
FOTO: Evandro Oliveira/PMM

ouça este conteúdo

O Parque Ecológico do Guapituba, um remanescente de Mata Atlântica localizado próximo à estação Guapituba da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), recebeu melhorias da Prefeitura de Mauá. Na sexta-feira (14), os novos playground e academia ao ar livre foram entregues à população. O Jardim das Abelhas, inaugurado em setembro de 2023, também passou por intervenção. Para dar mais segurança aos visitantes, galhos e árvores com sinais de comprometimento foram extraídos. O parque recebe em média 5.000 visitantes por mês.

“Mauá é privilegiada por ter esses três espaços tão maravilhosos, o Parque da Gruta, o Parque da Juventude e o Parque do Guapituba. Estamos fazendo de tudo para cuidar e que as pessoas possam visitar, se divertir, ter um momento de lazer e contato com a natureza. Aproveito e faço um convite a quem ainda não conhece nenhum deles, para que tenham oportunidade. Tenho certeza que vão gostar”, diz o prefeito Marcelo Oliveira (PT).

Desde janeiro de 2021, a Prefeitura realizou outras melhorias, como a reforma do deque e a implantação do jardim medicinal. Em breve, a gestão pretende fornecer mudas aos munícipes e realizar a confecção de lixeiras com paletes distribuídas pelas vias principais. 

Com uma área de cerca de 575.000 metros quadrados, o parque é um espaço ideal para caminhadas ao ar livre, prática de exercícios físicos, apreciação da natureza e observação de aves, respeitando os elementos contidos na área e mantendo a interferência mínima para não impactar as espécies residentes. 

O endereço do Parque Ecológico do Guapituba é Avenida Capitão João, 3220, Jardim Guapituba. O espaço pode ser visitado de domingo a domingo, das 7h às 17h. O estacionamento funciona até às 16h45 e fica próximo do terminal de ônibus.

Entre as principais atrações, está o Jardim das Abelhas, situado ao lado da casa amarela, perto da entrada do parque pela Avenida Capitão João. O espaço abriga cinco caixas de colmeias com abelhas nativas sem ferrão das espécies Jataí, Mandaçaia, Lambe-olhos e Bugia. As flores plantadas no local (azaleias, sampatiens, bromélias, margaridas, vedélias e begônias) foram escolhidas também fornecer alimento e matéria-prima para as abelhas. Além disso, a Prefeitura instalou bancos para que os visitantes possam relaxar e registrar fotos do cenário.

VISITAS 

Responsáveis por unidades escolares interessadas em agendar visitas monitoradas ao Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia ou ao Parque Ecológico do Guapituba devem entrar em contato com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Mauá pelo e-mail educacaoambiental@maua.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4512-7775.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;