Internacional Titulo
Três condenados à morte são enforcados no Japão
Da AFP
01/02/2008 | 09:13
Compartilhar notícia


Três condenados à morte foram enforcados nesta sexta-feira no Japão. Estas penas capitais são as primeiras praticadas este ano no país, informou o Ministério da Justiça.

Masahiko Matsubara,  63 anos, foi executado em Osaka (centro-oeste); Takashi Mochida,  65 anos, em Tóquio, e Keishi Nago, 37 anos, em Kagoshima (sul), informou um porta-voz do ministério.

Esta é a primeira vez que os nomes dos réus foram divulgados no Japão. No entanto, o ministério se limitou a indicar que se tratavam de três "homicidas".

No ano passado, nove condenados à morte foram executados no Japão. Em 2005, uma moratória de quinze meses foi estabelecida pelo ministro da Justiça, o advogado budista Seiken Sugiura. A saída do governo de Sugiura, em setembro de 2006, relançou as execuções no Japão.

O atual ministro da Justiça, Kunio Hatoyama, é um fervoroso defensor da pena capital e, em agosto passado, quando foi nomeado, propôs que a execução seja efetivada "automaticamente" em um prazo máximo de seis meses a partir da condenação e sem a necessidade, como agora, do consentimento do ministro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;