Experiência de riscos à saúde do trabalhador em postos de gasolina foi escolhido entre 82 trabalhos
ouça este conteúdo
|
readme
|
O programa de monitoramento de riscos à saúde do trabalhador em postos de gasolina, do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Diadema, foi selecionado entre 130 propostas de 18 países pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) como experiência bem-sucedida.
Do total de candidaturas inscritas na chamada “Experiências Exitosas de Integração da Saúde dos Trabalhadores no Primeiro Nível de Atenção”, 82 trabalhos de nove países cumpriram os requisitos e passaram para a fase final, que selecionou oito, sendo quatro do Brasil, dois do Chile, um do Cuba e um do Paraguai.
De acordo com a Opas, o objetivo da chamada é sistematizar o aprendizado e inspirar o desenvolvimento de novas iniciativas a partir de experiências de sucesso. A próxima etapa é o envio de uma descrição detalhada sobre o programa de Diadema, o SUS (Sistema Único de Saúde) e ações do município para divulgação no site da Opas.
O programa de Diadema busca identificar precocemente agravos que possam ser relacionados à exposição ao benzeno, substância comprovadamente cancerígena, presente na gasolina.
O Cerest Diadema, órgão da Vigilância à Saúde, iniciou o programa de inspeção em maio de 2022. Houve investigação de áreas contaminadas por compostos químicos e discussão sobre os impactos à saúde causados pelo benzeno.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.