Internacional Titulo
Escritor Vargas Llosa pede o adiantamento das eleiçoes no Peru
Do Diário do Grande ABC
19/11/2000 | 19:21
Compartilhar notícia


O escritor Mario Vargas Llosa sugeriu neste domingo o adiantamento das eleiçoes gerais no Peru, convocadas para 8 de abril de 2001, depois de afirmar que nao se surpreendeu com a notícia da renúncia do presidente Alberto Fujimori, de quem disse "que fugiu do país por causa da difícil situaçao em que se encontra por sua cumplicidade com o ex-assessor Vladimiro Montesinos".

"Desde que se tornaram públicas as contas milionárias de Montesinos, Fujimori estava condenado e era evidente sua cumplicidade, que o delatava e o colocava em situaçao difícil por causa das conexoes com o narcotráfico e as enormes quantias tiradas do país com fatos delituosos" afirmou Vargas Llosa.

"O país precisa _advertiu_ entrar o quanto antes numa ordem constitucional e superar a paralisia institucional que está atingindo a economia do povo. Por isso, seria interessante adiantar a data das eleiçoes", declarou o escritor em Londres ao Radioprogramas do Peru.

Ele disse ainda ser a favor de que o ex-candidato Alejandro Toledo possa encarnar uma candidatura de consenso "para evitar o racha das forças de oposiçao". Entre os principais assessores de Toledo está o jornalista Alvaro Vargas Llosa, filho do escritor.

Vargas Llosa foi derrotado por Fujimori em 1990, no segundo turno das eleiçoes presidenciais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;