Internacional Titulo
Agricultores belgas protestam por apoio na luta contra dioxina
Do Diário do Grande ABC
04/07/1999 | 17:13
Compartilhar notícia


Milhares de agricultores belgas fizeram neste domingo um protesto na capital reclamando mais ajuda do governo para combater a crise de contaminaçao dos alimentos por dioxina que deixou muitos deles à beira da falência.

Alguns dos manifestantes atacaram os cinegrafistas que filmavam o protesto, enquanto outros invadiram a zona neutra em torno do parlamento e dos órgaos do governo, mas apenas três pessoas foram presas. Outro protesto foi registrado na cidade de Charleroi,onde um cruzamento foi bloqueado. O organizadores do protesto esperavam a presença de 15 mil agricultores mas, segundo a polícia - que destacou 2 mil agentes para manter a ordem - apenas 3,6 mil manifestantes estiveram no local.

Um especialista do governo estimou que a crise deflagrada pela contaminaçao de alimentos por dioxina já custou ao governo US$ 1,5 bilhao e as perdas sofridas pelos agricultores já chegam a US$ 625 milhoes. Os agricultores reclamam que o governo levou muito tempo para tomar providências e nao tem mostrado disposiçao para compensar as perdas.

Muitos países proibiram, nas últimas semanas, o consumo de produtos belgas como carnes bovinas, suínas, aves e produtos derivados, após a divulgaçao de que grande quantidade destes produtos estavam contaminados com dioxina, uma substância que provoca câncer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;