Nacional Titulo
DF: fraudadores que desviaram até R$ 50 mi da Receita são presos
Da Agência Brasil
28/04/2005 | 20:27
Compartilhar notícia


A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira, 13 fraudadores da Receita Federal que foram responsáveis por prejuízos aos cofres públicos calculados em até R$ 50 milhões.

O golpe era feito durante as auditagens de empresas que estavam em situação irregular com o fisco. Os integrantes da quadrilha corrompiam e extorquiam os empresários em troca da obrigatoriedade de pagamento das multas. O percentual exigido pela fraudadores chegava a 20% do valor da multa.

A polícia deu início as investigações há seis meses, por meio de uma denúncia de um empresário que foi extorquido por integrantes da quadrilha. A ‘Operação Tentáculo’, como foi chamada, envolveu 141 policiais, entre agentes e delegados.

O diretor da Polícia Civil do DF, Laerte Bessa, informou que em 30 dias o inquérito deverá estar concluído e que os servidores da Secretaria da Fazenda envolvidos já estão sob processo administrativo para que sejam exonerados de seus cargos.

Mais de 30 empresas estão sob investigação de estarem envolvidas e os nomes dos empresários que serão indiciados por corrupção passiva não foram divulgados, para não atrapalhar as investigações. O delegado encarregado da operação, Celso Ferro, disse que os escritórios de contabilidade que prestam serviço às empresas envolvidas são alvos importantes de investigação, por terem documentos que mostram as ações fiscais e delituosas praticadas pelos auditores e fiscais.

Também foram apreendidos carros importados, computadores pessoais, 60 mil dólares e nove armas nas casas e escritórios dos integrantes da quadrilha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;