Nacional Titulo
Itamaraty abre concurso de admissao à carreira diplomática
Do Diário OnLine
24/12/2000 | 15:50
Compartilhar notícia


Estarao abertas, de 2 de janeiro a 9 de fevereiro, as inscriçoes para o Concurso de Admissao à Carreira de Diplomata. Brasileiros natos, formados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC, em dia com suas obrigaçoes eleitorais e com o serviço militar (no caso dos homens), estao aptos a concorrer a uma das 30 vagas.

Os candidatos aprovados ingressarao no cargo inicial da Carreira Diplomática (Terceiro Secretário) e terao sua matrícula automática no Programa de Formaçao e Aperfeiçoamento - Primeira Fase (Profa-I), do Instituto Rio Branco (IRBr).

As inscriçoes devem ser feitas pessoalmente ou por procurador, que deve entregar o respectivo mandato, cópia do documento de identidade do candidato e apresentar sua identidade. A taxa de inscriçao é de R$ 65 e deverá ser depositada na conta número 33.448.112-0, Agência n° 3603-X, do Banco do Brasil, em favor de CESPE-UnB.

O candidato deverá preencher requerimento, em formulário fornecido pelo IRBr, entregar original e fotocópia da carteira de identidade e comprovante de pagamento da taxa de inscriçao (depósito bancário). Depois de inscrito, o candidato receberá um exemplar do Guia de Estudos, que contém a legislaçao, o programa e as informaçoes relativas ao Concurso, além de exemplos de provas do ano anterior.

O concurso é composto por nove provas. As três primeiras (Conhecimentos Gerais, Português e Inglês) podem ser feitas no mesmo local de inscriçao; as demais (provas orais de Questoes Internacionais Contemporâneas e Inglês, e escritas de História, Geografia, Noçoes de Direito e de Economia) sao realizadas apenas em Brasília (a passagem aérea e a hospedagem na cidade serao cobertas pelo IRBr).

Mais informaçoes podem ser obtidas no Instituto Rio Branco (tels: (61) 325-7000/5/6; e-mail: irbr@mre.gov.br. Também pelo site www.mre.gov.br/ .

Informaçoes da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;