Política Titulo
Qualidade de vida é o objetivo de candidatos em Diadema
Karen Camacho
Da Redaçao
02/09/2000 | 18:05
Compartilhar notícia


Melhorar a qualidade de vida dos moradores de Diadema é a prioridade dos candidatos a prefeito quando o assunto é meio ambiente. A dificuldade está em administrar a preservaçao do verde com os 196 núcleos habitacionais ocupados por 120 mil moradores. Nao há áreas livres para a construçao de parques ou praças que possam compensar a alta densidade demográfica.

Diadema cresceu de forma desordenada, as pequenas moradias foram se acumulando nas poucas áreas livres de preservaçao de mananciais ou ao lado de indústrias, nos 32 km² do município, o que acarretou sérios problemas ambientais.

O atual prefeito Gilson Menezes (PSB), candidato à reeleiçao, tem em seus planos uma série de projetos voltados à preservaçao ambiental e recuperaçao de áreas verdes que possam equilibrar a imagem da cidade e a convivência do morador com a indústria e com os parques arborizados.

Entre os programas de Gilson está o Projeto Diadema Cidade Agradável. A proposta soma programas específicos de reciclagem de resíduos, com a coleta seletiva, de requalificaçao paisagística, de saneamento básico e de educaçao ambiental.

José de Filippi Jr., candidato do PT, pretende preservar as áreas verdes e realizar parcerias para transformar outras áreas em parques e praças.

O petista pretende ainda retomar programas que foram bandeira em seu primeiro mandato (1993-1996). Na lista estao os programas Fruta no Quintal, que prioriza a educaçao ambiental, e Arborizaçao da Cidade, que incentiva açoes em mutirao para a plantaçao de mudas de árvores nas ruas.

O Lixao do Alvarenga é outra prioridade dos candidatos. Gilson e Filippi planejam recuperar a área, incluindo drenagem e reflorestamento.

O candidato a prefeito pelo PPS, José Augusto da Silva Ramos, terceiro lugar na pesquisa eleitoral ,com 22% das intençoes de voto, foi procurado pelo Diário, mas nao forneceu seu programa. A candidata do PV, Maria Regina Gonçalves, que encontra-se em quarto lugar na pesquisa, disse que vai intensificar a implantaçao da coleta seletiva de lixo gradualmente em toda a cidade, além de também estimular o aumento das cooperativas de materiais reciclados e fazer a recuperaçao urbanística da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;