Automóveis Titulo
PT Cruiser ganha versão conversível
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
24/04/2001 | 17:55
Compartilhar notícia


 Destaque no salão de Nova York, conversível deve seguir os passos do modelo original e ir para a linha de montagem em breve AChrysler apresentou, no New York International Auto Show, salão do automóvel realizado nos Estados Unidos há poucos dias, a versão conversível do PT Cruiser – provando, dessa forma, a tão alardeada versatilidade do modelo, que já foi transformado até mesmo em furgão. Mais do que isso, a montadora conseguiu desenvolver um belo carro, com apelos ainda mais esportivos do que o PT Cruiser original.

“O desenvolvimento do conversível PT Cruiser faz parte de um projeto natural da Chrysler”, explicou Trevor Creed, vice-presidente de design de produtos da montadora. “Com a nova versão, queremos destacar mais uma vez as possibilidades existentes para transformar o modelo.”

Comparado ao PT Cruiser original, pouca coisa foi mudada pela Chrysler no protótipo. A capota retrátil tem acionamento elétrico, enquanto no habitáculo predominam cores claras – os bancos são revestidos em couro branco. Externamente, os pára-choques do protótipo têm a cor da carroceria. Esse recurso tornou menos explícito o visual retrô do conversível – característica tão comemorada na versão comercial, que traz os pára-choques na cor preta.

 No interior do veículo predominam as cores claras: bancos em couro branco e visores redondos O PT Cruiser conversível, de certa forma, foge aos segmentos traçados até agora pela indústria automobilística. O protótipo apresenta dimensões de um veículo compacto (com 4,28 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos) e acessórios de sedã de luxo. Quando está com a capota armada, o modelo mantém o “jeitão” de minivan e o estilo retrô, semelhante ao do carro do desenho animado Quadrilha de Morte.

Entretanto, uma vez recolhido o teto, o carro-conceito transforma-se num modelo genuinamente esportivo. Quando e se chegar ao mercado, dificilmente o PT Cruiser conversível terá algum concorrente na sua categoria. As demais medidas do carro-conceito são 1,70 m de largura, 1,53 m de altura.

O protótipo desenvolvido pela Chrysler tem rodas de 19 polegadas – a versão comercial possui aro 16. O modelo é 38 mm mais baixo que o original. Os puxadores das portas, assim como o painel de instrumentos dotado de visores redondos, seguem extremamente charmosos, semelhantes aos do velho VW Fusca.

Embora ainda não esteja confirmada a produção em série do conversível, a Chrysler não descarta a possibilidade de colocá-lo nas linhas de montagem em breve. O próprio PT Cruiser originou-se de dois protótipos apresentados em salões.

“Existe a possibilidade de que o PT Cruiser conversível venha a ser produzido no futuro”, afirmou Creed, sem apresentar datas ou planos concretos. “Afinal, muitos consideram que o protótipo é dois carros em um, o que deve agradar um novo tipo de consumidor, principalmente jovens abaixo de 30 anos”, diz Creed.

Com grande preocupação com os detalhes, o conversível mantém a dianteira amendoada, destacada por uma enorme grade frontal e faróis ovais. Na versão apresentada no salão de Nova York, o modelo em azul metálico escuro tinha frisos cromados na grade.

Como no PT Cruiser original, os pára-lamas são ressaltados, unidos por um estribo lateral arredondado. Na traseira, o estilo nostálgico pode ser observado na tampa do porta-malas praticamente vertical e nas lanternas, também ovaladas e localizadas à extensão dos pára-lamas. O conjunto mecânico do carro não foi alterado para a realização do projeto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;