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Mip-TV: televisoes culturais intensificam cooperaçao
Do Diário do Grande ABC
15/04/1999 | 11:52
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As televisoes culturais e educativas decidiram intensificar sua cooperaçao e estreitar seus vínculos, acima das fronteiras, durante os eventos realizados no 36º mercado internacional de programas Mip-TV, organizado esta semana em Cannes (sul da França). E lançam uma idéia que pode ajudar a aproximar os povos: o banco de programas.

A Associaçao Internacional de Televisoes Educativas e de Descobrimento (AITED) realizou sua assembléia-geral anual, decidindo em particular pela criaçao de um banco de intercâmbio de programas, com a participaçao dos 40 canais integrantes do acordo. A idéia é que cada canal ofereça um de seus programas, livre de direitos audiovisuais, para ter o direito de exibiçao das produçoes colocadas à disposiçao pelas outras emissoras.

A AITED, fundada há dois anos, por iniciativa do canal educativo francês La Cinquième, reúne canais de televisao públicos e privados, que vao desde a BBC britânica até o canal japonês NHK, passando pelos canais norte-americanos do setor estatal (PBS) e canais da Africa e da India.

As televisoes educativas decidiram também trabalhar juntas na organizaçao do WEM (mercado mundial do audiovisual educativo), que deve acontecer em Vancouver, no Canadá, em maio de 2000. Neste evento, o Mip-TV também promoveu o primeiro encontro entre canais culturais da Europa e da Asia.

Os representantes de 25 canais de televisao, de 20 países, decidiram ainda lançar ``programaçoes cruzadas euro-asiáticas', declarou um dos participantes. Atualmente, as televisoes européias só exibem cerca de 10 por cento dos programas procedentes da Asia, e a proporçao é parecida, no que diz respeito às produçoes do Velho Continente, exibidas pelos canais asiáticos.

O desenvolvimento do intercâmbio de programas, graças à Internet, em particular, permitirá dinamizar a cooperaçao. Esta é a conclusao unânime dos participantes neste primeiro encontro, que ressaltaram a necessidade de maior conteúdo histórico e de promoçao da produçao cultural, durante a programaçao.




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