Economia Titulo
Duhalde teme nova onda de protestos
Do Diário OnLine
09/01/2002 | 12:47
Compartilhar notícia


O presidente argentino se encontra em um dilema: se liberar a restrição dos saques bancários pode provocar a quebra do sistema bancário argentino. Porém, se mantiver o impopular o ‘corralito’, o novo presidente corre o risco de enfrentar uma nova onda de protestos populares, que derrubou o Fernando De la Rúa e Adolfo Rodríguez Saá.

Há informações de que o Duhalde consulta com freqüência os Serviços de Inteligência do país para se informar sobre possíveis manifestações.

Na noite de terça-feira, foi registrado uma tentativa de saque a um supermercado na província de Santa Fé. A confusão só foi controlada porque os proprietários do estabelecimento, pressionado pela multidão, decidiu distribuir alimentos.

No final de semana, o Congresso argentino aprovou um pacote que prevê a desvalorização do peso em 28,5%, colocando fim a paridade com o dólar, que foi instalado há cerca de 11 anos durante do governo de Carlos Menem, a fim de controlar a hiperinflação que assolava o país.

Porém, os detalhes sobre a liberação das contas bancárias ainda não foram divulgados pela equipe econômica de Jorge Remes Lenicov. O limite mensal de saques nas contas-salário deve ficar em 1500 pesos.

A restrição dos saques, estabelecido em 250 pesos por semana, foi imposta pelo ex-ministro da Economia Domingo Cavallo, durante a gestão de la Rúa, em uma tentativa de evitar a fuga de capitais dos bancos e inflação.

Os impactos da desvalorização e da criação do câmbio duplo devem ser sentidos depois que o feriado bancário terminar e as casas de câmbio voltarem a operar. O dólar, que deveria ficar em 1,40 peso, na terça-feira já estava sendo comercializada a 1,55 peso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;