Cultura & Lazer Titulo
Tom Zé se apresenta em Paranapiacaba
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
06/06/2003 | 19:47
Compartilhar notícia


Paranapiacaba tem um novo espaço público de lazer. É o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, inaugurado oficialmente na quinta-feira passada, mas que recebe neste sábado um show especial para celebrar a novidade. Quem comanda a festa é o baiano Tom Zé, em uma apresentação que começa às 14h e tem entrada franca.

O espetáculo que Tom Zé leva ao parque é Persistindo o Médico, os Sintomas Deverão ser Consultados. Um trocadilho que o compositor criou, inspirado na advertência presente no final dos comerciais de medicamentos que ouvia constantemente nas rádios.

Como tudo no trabalho do artista, o trocadilho não é apenas uma brincadeira, mas uma crítica. De tanto ouvir a frase, ele resolveu mostrar o quanto isso é “ridículo e engraçado”. Remete tanto à questão social, quanto à falta de opções nas rádios, já que a frase soa como um refrão cansativo.

Em sua mais recente criação, Tom Zé mirou outro alvo: o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. O público que for ao parque terá a oportunidade de conferir a música Companheiro Bush, na qual o baiano diz, em um trecho: Se você já sabe/ Quem vendeu/ Aquela bomba para o Iraque/ Desembuche/ Foi o Bush/ Foi o Bush/ Foi o Bush.

Essa música ganhou uma tradução para o inglês, feita pelo professor da Universidade de New Orleans, nos Estados Unidos, Christopher Dunn. Ele é autor de The Garden of Brutality, livro a respeito do tropicalismo e com textos sobre a música brasileira e imprensa negra no país.

Outra composição de Tom Zé que também vem na esteira de seu olhar crítico do cenário internacional, é Urgente Pela Paz. Tem uma bela letra, que diz: Povo perigo padece/ Povoa a praça depressa/ De pandeiros e preces/ Urgente pela paz./ De pé, o país repudia/ Vadia guerra que adia/ O dia azul que seria/ Urgente pela paz. Os poderosos querem guerrear/ Mas pra lá do Paquistão, do Quixadá/ E bem além das águas do Rio Jordão.

Ainda no repertório deste sábado estão previstas as músicas Jimi Renda-se, Moeda Falsa, Politicar e Juventude Javali. Mas é claro que, como se trata de Tom Zé, tudo pode ser mudado no último instante. O artista gosta de ter liberdade no palco e seus shows são sempre garantia de muita interatividade.

A banda que o acompanha é formada por Lauro Léllis (bateria), Gilberto Assis (baixo), Cristina Carneiro (teclados), Jarbas Mariz (percussão) e Sérgio Caetano (guitarra).

Depois do show em Paranapiacaba, o baiano tem outro compromisso: levar a música Companheiro Bush ao público que for assistir ao show de Max de Castro, às 20h, na choperia do Sesc Pompéia (r. Clélia, 93. Tel.: 3871-7700. Ingr.: de R$ 7,50, para comerciários, a R$ 15).

Tom Zé – Show. Sábado, às 14h. No Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba – r. Rodrigues Alves, 473 A, Santo André. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;