Internacional Titulo
Oposição iraquiana cria conselho militar para derrubar Saddam
Das Agências
14/07/2002 | 19:48
Compartilhar notícia


Oficiais iraquianos no exílio e representantes da oposição criaram este domingo em Londres um "conselho militar" para derrubar o presidente iraquiano, Saddam Hussein, e chamaram o exército iraquiano para somar seus esforços.

"A principal tarefa deste conselho é dirigir o esforço militar no processo de mudança" do regime no Iraque, afirmou o general da divisão iraquiana Tawfiq al Yassiri, eleito porta-voz do conselho militar, durante uma entrevista à imprensa.

A eleição deste conselho militar de 15 membros foi realizada depois de três dias de reuniões entre oficiais no exílio e representantes da oposição, convocados pela Coalizão Nacional Iraquiana, um dos movimentos de oposição.

O xeque Mohammed Mohammed Alí, também membro da direção da Coalizão, afirmou que "mais de 70 oficiais" estavam presentes.

O general Al Yassiri divulgou a identidade de apenas três dos quinze membros do conselho militar, todos eles residentes na Grã-Bretanha, afirmando que muitos outros se encontram atualmente no Iraque.

A conferência começou sexta-feira à noite com a presença do príncipe Hassan da Jordânia, tio do rei Abdalah, e de representantes diplomáticos americanos e britânicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;