Turismo Titulo
Carreteiros seguem pela estrada da fé
Christiano Carvalho
Do Diário do Grande ABC
26/06/2002 | 18:49
Compartilhar notícia


Sempre com o pé na estrada, os caminhoneiros têm pouco tempo e poucas oportunidades para se divertir e encontrar os colegas de profissão. A Festa do Carreteiro, que chega em sua 23ª edição nos dias 17, 18 e 19 de julho, costuma reunir milhares deles em Aparecida (SP), com apresentações musicais e a tradicional Romaria de São Cristóvão, o padroeiro dos caminhoneiros.

A festa é realizada pela sétima vez consecutiva no pátio da Basílica de Aparecida, numa área de 405 mil metros quadrados, incluindo estacionamento com capacidade para mais de 3 mil caminhões. Nos anos anteriores, o evento foi realizado em várias cidades, como Guaratinguetá (SP), Governador Valadares (MG), Caxias do Sul (RS) e Curitiba (PR). Neste ano, o ponto alto será o show do cantor Sérgio Reis, um dos preferidos pelos motoristas de caminhão, às 22h da sexta-feira (dia 19), último dia do evento. Uma grande queima de fogos vai abrir a apresentação. Na quarta-feira (17), no mesmo horário, quem sobe ao palco é a cantora Jaíne, e na quinta-feira (18), o grupo Gera Samba.

Por serem o foco da festa, os caminhoneiros recebem tratamento especial. Eles poderão participar de brincadeiras, sorteios de brindes e do truck-test, um teste de direção dos mais novos lançamentos das montadoras de caminhões. Para isso, os motoristas devem se credenciar com a apresentação da carteira de habilitação profissional. Haverá ainda a escolha da rainha e do rei (eleito entre os caminhoneiros que quiserem se candidatar) da festa. O júri será formado por motoristas.

Momento bastante aguardado da Festa do Carreteiro, a Romaria de São Cristóvão sairá do Km 232,5 da via Dutra, em Guarulhos, na sexta-feira (19) às 10h30. A carreata, que levará a sua frente as imagens de São Cristóvão e Nossa Senhora Aparecida, está prevista para chegar às 15h na cidade.

No recinto da festa serão instalados cerca de 40 estandes de empresas prestadoras de serviço para o setor de transporte de cargas, como montadoras e fabricantes de autopeças, lonas e de outros produtos voltados para o setor. Os expositores levarão técnicos de cada área para explicar aos caminhoneiros o funcionamento de seus serviços e mercadorias. O evento também tem como objetivo estreitar o relacionamento entre motoristas de caminhão, frotistas e empresários do ramo.

A expectativa dos organizadores para a 23ª Festa do Carreteiro é de um público de 50 mil pessoas, a maioria caminhoneiros vindos de todas as partes do Brasil. A entrada é gratuita. Nos três dias do evento, os portões serão abertos às 15h. No sábado e no domingo (dias 20 e 21 de julho), Aparecida será sede do encontro dos chefes de romaria, evento que só perde em movimento para o feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora de Aparecida. Por isso é aconselhável fazer reservas com antecedência em hotéis da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;