Política Titulo Eleição 2024
Alex fecha com partidos da base do governador e vice será do PL

Aliança em torno do pré-candidato ao Paço de São Bernardo vai lançar 145 nomes a vereador

Evaldo Novelini
07/04/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O deputado federal Alex Manente (Cidadania) conseguiu o apoio de quatro partidos da base de sustentação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) – PL, PSD, Progressistas e MDB – à sua pré-candidatura a prefeito de São Bernardo, em outubro. Contando com a dele próprio, mais o PSDB, à qual está federada, serão seis agremiações aliadas. A coligação pretende lançar 145 nomes à Câmara.

“Foram semanas de intensas conversas e muito trabalho para formar um grupo competitivo”, disse Alex em entrevista ao Diário. As negociações envolveram o próprio governador, que discutiu a entrega da vaga de vice ao vereador Paulo Chuchu, presidente municipal do PL, partido ao qual o próprio Tarcísio de Freitas pretende se filiar.

A definição da chapa majoritária ocorreu concomitantemente à das proporcionais. Cada um dos partidos do grupo vai lançar 29 candidatos, o máximo permitido pela legislação (o equivalente a 100% das cadeiras em disputa mais um), assim como a federação PSDB-Cidadania. No total, vão ser 145 candidatos.

Da composição atual da Câmara, oito vereadores vão dar apoio a Alex Manente: Alex Mognon, Eliezer Mendes, Estevão Camolesi, Glauco Braido, Julinho Fuzari, Lucas Ferreira, Paulo Chuchu e Pery Cartola. “Nossa expectativa é reeleger todo mundo, com exceção de um deles, que será nosso candidato a vice”, diz o deputado.

Além de conquistar adesões de atuais vereadores, Alex também agregou pré-candidatos com grande potencial de voto, como é o caso de Lia Duarte (Cidadania), que no pleito de 2016 teve 2.675 sufrágios.

“Minha escolha pelo Cidadania foi pensando no maior espaço e participação das mulheres na política, uma causa que o partido também apoia juntamente com o deputado federal Alex Manente. Estou plenamente satisfeita, confiante na escolha, porque sei que serei apoiada em projetos relevantes pelos direitos da mulher e em projetos de educação, como as mini creches”, declarou Lia.

NACIONALIZADA

São Bernardo é uma das cidades brasileiras cuja disputa pela Prefeitura vai ser nacionalizada. Tanto o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quanto o ex Jair Bolsonaro (PL) já disseram que vencer a eleição no município é prioridade. O petista apoia o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT). Já o liberal fez questão de abonar a ficha de filiação de Paulo Chuchu, oportunidade em que lançou sua pré-candidatura a vice-prefeito.

A despeito da federalização da eleição, Alex lembrou que fatores locais influenciarão o comportamento do eleitor, fazendo com que outros candidatos sejam competitivos. O deputado federal citou, como exemplo, o poder da máquina administrativa. O prefeito Orlando Morando (PSDB) lançou a sobrinha Flávia Morando (União Brasil) como nome à sua sucessão. “Vamos eu e ela para o segundo turno. Pode escrever”, apostou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;