Política Titulo
Grana põe Martinha na articulação do Paço

Assessor do prefeito de Sto.André, sindicalista faz aproximação com vereadores ao lado de Arlindo

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
07/05/2013 | 07:39
Compartilhar notícia


 

Com dificuldades no diálogo com o Legislativo, o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), colocou mais um articulador político para tratar da relação com os vereadores: o assessor de gabinete do Paço, Cícero Martinha (PDT). O pedetista tem sido um dos principais interlocutores com os parlamentares nas últimas três semanas, em especial com aqueles que formam a ala independente na Casa. Essa nova frente de conversa já se reverte em aproximações com o governo petista.

Martinha ficou com a atribuição de diálogo nos bastidores, enquanto o chefe de Gabinete, Arlindo José de Lima (PT), faz a tratativa formal para buscar novos aliados. A iniciativa do governo saiu após período turbulento de 120 dias do petismo no poder, o que certamente causará conflitos internos. Isso porque o secretário de Gabinete, Tiago Nogueira (PT), é hoje quem possui essa tarefa. O choque de interesses rende forte queda de braço dentro da gestão, principalmente porque há parlamentares, inclusive do PT, que mantêm esse estreitamento direto com Martinha e Arlindo.

Secretário da futura Pasta de Trabalho, Martinha é homem de confiança do prefeito. Com trajetória sindical semelhante, ele também é padrinho de casamento do petista. Depois de aprovada a reforma administrativa, a vaga no primeiro escalão se dará independentemente do acordo eleitoral com o PDT. A abertura do posto foi firmada em ordem pessoal.

Ontem, os vereadores Donizeti Pereira (PV) e Almir Cicote (PSB) tiveram aperitivo da proximidade política com o governo. Arlindo almoçou com os parlamentares, dois dos principais articuladores da ala independente na Câmara. O grupo, hoje com dez integrantes, tem dado trabalho ao petista. Prova disso é a instauração de CPI da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

Cicote admitiu a conversa com o chefe de Gabinete, porém afirmou que se deu de maneira casual. "Foi ao acaso. Na realidade, fui almoçar com o Donizeti e acabamos nos encontrando com o Arlindo", disse o parlamentar. Coincidência ou não, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), articulador regional do PT, também estava no local.

A reunião ocorreu em território neutro - restaurante localizado no bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Interlocutores da Prefeitura buscam garantir a governabilidade para Grana, que ainda enfrenta obstáculos no relacionamento com o Legislativo. Atualmente, a administração contém maioria simples, dando possibilidade apenas - e apertada - de aprovação de projetos simples na Casa.

 

Petista considera que não há oposição no Legislativo

 

Embora enfrente barreiras na Câmara, o prefeito Carlos Grana (PT) avaliou que não encara que haja oposição em Santo André. "Há processo de aproximação entre Executivo e Legislativo, que está se dando de forma natural, tempo ao tempo", considerou. Para o petista, passados quatro meses de governo, a relação tem se estreitado a cada dia. "Temos ganhado a confiança dos vereadores com projetos e nos colocando à disposição para atender às suas solicitações e demandas", completou.

Grana mencionou que o principal mecanismo de proximidade com a Casa é a realização do PPA (Plano Plurianual) Participativo. "Tem melhorado realmente a relação", pontuou. As ações da Prefeitura recebem parlamentares de todos os partidos, inclusive os que compõem a ala independente. "A partir do início do programa, uma série de vereadores está acompanhando os eventos nos bairros, o que me deixa muito satisfeito."

Apesar de os vereadores de sustentação entrarem com mandado de segurança na Justiça para barrar a CPI da Craisa - conseguiu, na semana passada, liminar em que o juiz determina a suspensão dos trabalhos -, Grana afirmou que a comissão não incomoda o governo. A investigação será dos últimos 21 anos na autarquia. Segundo o prefeito, em período curto haverá novo quadro político. "Acredito que em breve nós (administração) poderemos apresentar outro formato na relação (com o Legislativo)."

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;