Política Titulo Novo lar
Marcelo Lima migra ao Podemos e mantém projeto em S.Bernardo

Ex-vice e ex-deputado federal deixa PSB após receber rasteira da cúpula do partido, que fechou com o PT, e reafirma pré-candidatura a prefeito

Evaldo Novelini
05/04/2024 | 09:58
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação


Ex-vice e ex-deputado federal, Marcelo Lima anunciou na noite de ontem sua filiação ao Podemos, partido pelo qual deve se lançar candidato a prefeito de São Bernardo na eleição de outubro. O político deixou o PSB dois dias depois que a sigla se aliou ao pré-candidato pelo PT, deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, em articulação que contou com o apoio do Palácio do Planalto.

O ato de filiação aconteceu em São Paulo, na casa da deputada federal e presidente nacional do partido, Renata Abreu. “Todos sabem que tive a oportunidade nesses últimos anos, como vice-prefeito, de trabalhar, de verdade, ao lado do prefeito Orlando Morando (PSDB) por São Bernardo, entregar obras e ações que melhoraram a vida de quem vive nessa cidade que eu tanto amo. Por isso, sabendo que o trabalho precisa continuar, estou me filiando ao Podemos”, afirmou Marcelo Lima ao Diário, que adiantou a informação, com exclusividade, em seu portal.

“O Marcelo é um cara trabalhador, que faz parte de toda a transformação que São Bernado viveu nos últimos anos e, por isso, está mais que preparado para ser um grande prefeito”, disse Renata Abreu. “Com muita alegria anuncio que o Marcelo Lima será o nosso pré-candidato a prefeito em São Bernardo”, completou a presidente nacional do Podemos.

Questionado sobre a articulação para tirá-lo do PSB, Marcelo Lima manteve o silêncio, mas se sabe que o ex-vice-prefeito está se sentindo traído, pois tinha a garantia do antigo partido de que teria legenda para disputar a sucessão de Morando. Foi com esse objetivo, aliás, que ele deixou o Solidariedade, pelo qual havia sido eleito deputado federal em 2022 – mudança que lhe custou o mandato, cassado em novembro pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por infidelidade partidária.

Após perder a cadeira em Brasília, a situação política de Marcelo Lima se fragilizou. Em São Bernardo, ele perdeu o apoio de Morando, do qual foi candidato a vice nas eleições de 2016 e 2020. O chefe do Executivo anunciou na quarta-feira a sobrinha Flávia Morando (União Brasil) como candidata governista na corrida eleitoral de outubro.

Em Brasília, o ex-deputado federal não conseguiu barrar o assédio do PT sobre o PSB para compor aliança em São Bernardo. Os petistas trabalham para recuperar a Prefeitura, no que é considerada prioritária pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a pré-candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. Os pessebistas filiaram na quarta-feira o ex-prefeito William Dib, que deve ser o candidato a vice na chapa.

As articulações para que o PSB desistisse da pré-candidatura a prefeito de Marcelo Lima e reforçasse a campanha de Luiz Fernando passaram pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e pelo ministro Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), as duas maiores lideranças nacionais do Partido Socialista Brasileiro.

Reservadamente, Marcelo expressa mágoa dos dois ex-correligionários. Publicamente, porém, o pré-candidato diz que o momento é de comemoração pela filiação ao Podemos. Ele assinou a ficha ao lado de familiares: Rosângela, a mulher; Cida, a mãe; e Larissa, a filha mais velha. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;