Internacional Titulo
Diante de protestos contra falta de comida e luz, Cuba culpa os EUA
19/03/2024 | 08:53
Compartilhar notícia


Centenas de cubanos foram às ruas de Santiago, uma cidade a 800 quilômetros da capital, Havana, no domingo, 17, para protestar contra os apagões de luz e a falta de comida. O governo de Cuba culpou os EUA pela situação econômica na ilha e convocou um representante da embaixada americana para consultas nesta segunda, 18.

A mídia estatal confirmou os protestos e, nas redes sociais, houve relatos de atos parecidos em várias outras províncias. Vídeos mostrando pessoas gritando "eletricidade e comida" foram rapidamente compartilhados em plataformas como X e Facebook. "Várias pessoas expressaram seu desacordo com a situação do serviço elétrico e da distribuição de alimentos", afirmou o presidente Miguel Díaz-Canel, alertando em seguida que "os inimigos da Revolução" tentam aproveitar o contexto, "com fins desestabilizadores".

Em sua mensagem, Díaz-Canel responsabilizou dissidentes cubanos radicados nos EUA pelas manifestações.

Cuba enfrenta uma das piores crises econômicas e de energia da sua história. As ondas de apagões pioraram nas últimas semanas, aumentando a frustração de moradores com a escassez de alimentos e com a inflação. O país enfrentou vários dias de apagões de até 13 horas.

Os cortes de energia têm aumentado devido às obras de manutenção na central termoelétrica Antonio Güiteras, a mais importante da ilha. No fim de semana, o problema foi agravado pela escassez de combustível, necessário para abastecer as outras termoelétricas.

O encarregado de negócios da embaixada dos EUA em Havana, Benjamín Ziff, foi convocado à chancelaria por "comportamento de interferência".

O governo americano afirmou que os protestos "refletem uma "situação desesperadora" e considerou "absurda" a acusação de interferência, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;