Cultura & Lazer Titulo Criatividade
Evento geek e de cosplay reúne 4 mil fãs em Santo André
Lays Bento
17/03/2024 | 17:48
Compartilhar notícia
FOTO: Celso Luiz/DGABC


Realizada desde 2009 em Mauá, a Heromix retornou neste final de semana (16 e 17) para a sua terceira edição, agora em Santo André. Para alegria dos 4.000 apaixonados pelo universo geek e que marcaram presença no evento realizado no Esporte Clube Santo André, o próximo encontro já está agendado para setembro. 

A palestra do ator e roteirista Felipe Folgosi foi uma das atrações principais, a exemplo do primeiro campeonato de e-sports da Heromix. O protagonismo nos jogos virtuais foi da Nohs Gaming, equipe composta por moradores da periferia de Diadema.

O criador da feira, Alex Sandro Martins, também celebrou os 72 estandes que contemplaram gastronomia, além de venda de souvenirs e artes personalizadas do mundo de histórias em quadrinhos e animes. Isso sem contar a disputa por prêmios de fantasias e interpretação pelos cosplayers, além das apresentações de karaokê e dos covers artísticos, como Michael Jackson e Elvis Presley.

“São três meses para que todos os planos saiam do papel. Além de manter viva a arte, a Heromix fomenta o empreendedorismo regional. Isto por si só expande a bolha da principal faixa etária dos nossos visitantes, que é de 20 a 35 anos”, disse Martins. 

Já segundo o coordenador de marketing do EC Santo André, Reinaldo Ribeiro, a edição foi marcada pela solidariedade: junto ao grupo Rotary 8 de abril, ele estima que o evento arrecadou 350 kg de alimentos na aquisição de ingressos sociais.

Por agora, a expectativa fica para a data da próxima Heromix, a ser anuncida pelo Instagram @heromix_evento_geek.

PALESTRA

O ator e roteirista Felipe Folgosi, que marcou presença como uma das atrações principais nos palcos da Heromix, anunciou com exclusividade ao Diário que já produz a sua 8ª obra de quadrinhos - com lançamento previsto para novembro.

"É minha terceira vez vindo aqui na região. Muito especial falar sobre como tudo nasce da criatividade. Cresci lendo HQs, publiquei o meu primeiro (Aurora) em 2015. Então encaro que tudo que faço, independente da mídia (cinema, TV ou quadrinhos), é uma forma de contar histórias e me conectar com as pessoas", conta ele, que em abril também deve estreiar um longa-metragem na plataforma de streaming Netflix.

Confira:  

INTERATIVIDADE

Em um dos ambientes da feira, paira a curiosidade sobre um café no estilo japonês (Maid Cafe). Decorado em tons de rosa e com atendentes caracterizadas da cabeça aos pés, a opção gastronômica é inspirada no lúdico e no acolhimento, segundo a responsável pela cafeteria itinerante Maid Sugar, Lila Santos.

“Quem não conhece acha estranho o conceito ou chamarmos os clientes de ‘mestre(a)’. A ideia é que as pessoas entrem na brincadeira mesmo, animem-se e saiam diferentes pela interatividade”, detalha. 

O coordenador de games da Liga GG, Phelipe Ortiz, complementa. Para ele, o potencial do evento como um todo melhora os níveis de convívio social dos jovens. “Os profissionais que trabalharam neste domingo na área dos jogos, por exemplo, moram em várias partes de São Paulo. E para a galera é uma porta de entrada, sem dúvidas; não apenas em aprender a jogar clássicos de console, League of Legends ou Freefire, mas em criar amizades”, afirma.

Ainda na arena gamer, a reflexão pode ser também socioeconômica, segundo o CEO da LPEE (Liga Paulista de E-sports), Dominick Costa. “Investimos nos equipamentos e montamos os campeonatos de e-sports em eventos como a Heromix para justamente inspirar futuras carreiras no mercado gamer. E é importante não esquecer que nosso foco é quem passa por vulnerabilidade, que mora na ‘quebrada’ e precisa se esforçar mais. Por isso a gente também fez questão de convidar o pessoal da Nohs Gaming, aqui de Diadema. Deste projeto saíram e sairão atletas”, finaliza. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;