Internacional Titulo
TVs alemãs vêem sinal vermelho com Le Pen no segundo turno
Das Agências
21/04/2002 | 20:35
Compartilhar notícia


A constatação de que o líder da extrema-direita francesa Jean-Marie Le Pen vai disputar o segundo turno com o atual presidente de direita Jacques Chirac é um sinal de alerta para toda a Europa, avaliou um analista política da ZDF, segunda rede de televisão estatal alemã. Segundo ele, a esquerda ficou "fora do jogo e está muito abalada com isso".

Para o correspondente da tevê em Paris, "a presença de um xenófobo no segundo turno era inimaginável num país que se indignou quando Joert Haider assumiu o governo austríaco".

O correspondente parisiense da ARD, primeira rede de têve alemã, ressaltou que Jean-Marie Le Pen "conseguiu crescer cultivando os medos dos franceses da violência".

O jornal alemão Sueddeutsche Zeitung, por sua vez, avalia em sua edição desta segunda-feira que "Jacques Chirac chegou primeiro, mas foi uma vitória triste". O presidente conseguiu assustar as pessoas com o tema da falta de segurança. Assim, não apenas ganhou votos, mas levou eleitores para o lado de Le Pen.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;