Nacional Titulo
Rebeliao em Fortaleza termina e deixa um preso morto
Do Diário do Grande ABC
08/09/2000 | 18:25
Compartilhar notícia


Um preso morreu e pelo menos seis ficaram feridos durante uma rebeliao no Instituto Penal Paulo Sarasate, em Fortaleza, Ceará. O motim foi controlado na tarde desta sexta-feira com a invasao de 250 policiais. Cerca de 400 detentos estavam rebelados desde a madrugada de sexta-feira.

A secretária de Justiça, Sandra Dodin, confirmou a morte do detento Luiz Carlos Gomes Martins, o "Pantera", que teve seu corpo encaminhado para o IML. Ele morreu carbonizado. Seis outros presos ficaram feridos, sendo três baleados durante troca de tiros entre grupos rivais.

Uma briga entre gangues internas deu início à rebeliao. A sala da administraçao, a biblioteca, algumas celas e a fábrica de bolas do presídio foram incendiados.

Os líderes da rebeliao devem ser transferidos para cadeias públicas do interior do Ceará.

Desde o mês passado, o presídio passa por uma crise. Depois de uma rebeliao, os cadeados foram arrebentados e os presos ficaram soltos pelo local, andando armados, apesar de mais de 100 policiais estarem vigiando o presídio.

Sandra Dodin disse que vai convocar uma reuniao com o governador do Estado, Tasso Jereissati, para pedir ajuda no controle do presídio.

O presídio tem capacidade para abrigar 850 presos mas hoje conta com 1.080.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;