Internacional Titulo
Annan comemora cessar-fogo em Uganda
Da AFP
29/08/2006 | 18:45
Compartilhar notícia


O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, comemorou nesta terça-feira o acordo de fim das hostilidades assinado no sábado pelo governo ugandense e a rebelião do Exército de Resistência do Senhor (LRA, sigla em inglês) como um "passo na boa direção".

"Este acordo é um passo na boa direção e pode abrir caminho para um acerto total (do conflito) após décadas de violência", declarou o porta-voz de Kofi Annan, Stéphane Dujarric, em um comunicado.

Segundo o assessor, Annan, que está no Oriente Médio, estimula as partes envolvidas a continuar suas discussões com o objetivo de atingir "um acerto político rápido e durável" do conflito.

"As Nações Unidas estão prontas para dar sua ajuda para resolver o conflito no norte de Uganda e continuarão a fazer o máximo para mobilizar os recursos, de modo que as populações que sofrem violências possam receber a assistência necessária", completou.

A trégua, primeira etapa para o fim de 18 anos de guerra civil no norte do país, foi assinada sábado em Juba, capital do sul do Sudão, onde foram realizadas as negociações de paz entre os dois lados.

O cessar mútuo das hostilidades entrou em vigor nesta terça-feira, às 6h (00h de Brasília).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;